sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia


Hoje, o dia mundial do meio ambiente, data símbolo para a maioria das pessoas, mas para os ambientalistas é apenas mais um dia que intensifica a luta pelo combate ao abuso e exploração inresponsável a antureze e ao meio ambiente em geral.


"O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente".


Cada pessoa, Estado, município, ou instituições não governamentais pode dá sua contribuição ao meio ambietnte e a ecologia dá forma que lhe achar conveniente.

Em Alcântaras, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, orgãos vinculados a Gestão Municipal, estarão distribuindo, neste sábado (06/06) mudas de plantas nativas, frutíferas e de reflorestamento como: moringa; jacarandá; eritrina; tamarindo; azeitona; jenipapo; carambola; acerola; jaqueira;goiabeira; ninho indiano; mangueira cajarana; cajueiro anão precoce; e outras.

Leia com atenção e reflita um pouco sobre o ciclo da natureza:

A esposa de um fazendeiro detestava cobras. Um dia, suplicou ao marido que desse um fim às peçonhentas. O homem, não querendo contrariá-la, prontamente determinou o extermínio de todo e qualquer vestígio de ofídios na fazenda. O que foi feito.

A colheita seguinte não rendeu um décimo da anterior. Em sonho, desesperado, suplicou a Deus que o perdoasse. Imaginava que aquela miséria de safra era castigo divino por ter dado fim aos animais. Também em sonho, o Criador lhe respondia:- “Não o castiguei, nem perdoei. Apenas, deixei que a natureza seguisse seu curso”.

Ora, o curso natural é simples: cobras engolem sapos. Sem elas, os sapos aumentam em número. E, sapos engolem insetos. Assim, quanto mais sapos, menos insetos. Diversos insetos são polinizadores e, sem eles, há plantas que não se reproduzem.

Moral da história: menos cobra, menos safra! Assim funciona o mundo natural.
O que tem a ver cobra com safra? Tudo! Em verdade, tudo tem a ver com tudo.

E assim também são as etapas da natureza.
Texto completo no site www.velhosamigos.com.br
Foto: Arquivo, Edilson

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Zeca Baleiro é atração em Meruoca


Depois de D.Zefinha e Banda Regional do Ceará no I festival de Inverno da Meruoca, esse grande festival começou com atrações de peso a partir do II festival realizado em 2005. Naquele ano, pela primeira e única vez o festival foi realizado em conjunto com os dois municípios da Serra da Meruoca. O cantor e compositor cearense Ednardo abriu o festival em Alcântaras e Geraldo Azevedo fez o show de encerramento em Meruoca.
No III festival em 2006, Belchior e Chico Pessoa encerara, em 2007, na IV edição Shows de Tribo de Jah e Dorgival Dantas.
Ano passo sua V edição do Festival foi realizado pela primeira vez na recém inaugurada Praça Monsenhor José Furtado, e teve como encerramento Alceu Valença e Banda.
Até agora, as grandes apresentações foram feitas com atrações artísticas do Nordeste, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Neste ano na VI edição, quem faz o show de enceramento é o cantor e compositor Maranhense Zeca Baleiro, um dos renomados da MPB.
O Festival de Inverno da Serra da Meruoca, é um evento que reúne atividades esportivas,artísticas e culturais, palestras e mini-cursos, mas o principal evento é o festival da música, competição que reúne autoria e interpretação com prêmio em dinheiro para os vencedores.
Foto: http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/

Cidades da Região Norte do Estado receberão alimentos


Por Daniele Alcântara


Mais de 16 toneladas de cereais, além de colchões, lençóis e produtos de limpeza e higiene pessoal serão entregues a comunidades de 11 municípios da zona norte do Ceará, a partir das 8h desta quarta-feira, dia 03 de junho, na Tenda do SESC, na Sede do Programa Mesa Brasil, no SESC Junco. As doações foram arrecadadas junto às empresas doadoras do Programa Mesa Brasil, com doações de empresários de todo o Brasil. Com apoio do Tiro de Guerra em Sobral, receberão as cestas básicas representantes de mais de 100 instituições, entre associações comunitárias, abrigos, asilos, creches e outras entidades filantrópicas e beneficentes de Sobral e de mais 10 municípios: Cariré, Massapê, Groaíras, Meruoca, Alcântaras, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Luís do Curu, Irauçuba e Granja. O objetivo é atender às famílias nas comunidades desabrigadas com as enchentes. O Programa Mesa Brasil SESC atua como um banco de captação de alimentos saudáveis e seguros junto a empresas do ramo alimentício e de distribuição junto a instituições filantrópicas devidamente cadastradas pelo Programa. A entrega será acompanha por equipes do Mesa Brasil, Tiro de Guerra e do grupo de voluntários do Trabalho Social com Idosos (TSI).



segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sempre Viva !


Dia 01 de junho de 1920, nascia no sítio São José, na Serra da Meruoca Francisca Cunha Freire. Era uma das filhas do casal Gregório da Cunha Freire e Inocência Freire Alcântara.
Gregório da Cunha Freire, foi o primeiro prefeito da re-emancipação do extinto município de Meruoca em 1954, é nome de praça em Alcântaras. Inocência é nome da maior Escola pública municipal.

Francisca Cunha; na verdade era Dona Chiquinha, referência na cidade e um exemplo de matriarca, a senhora do casarão (Foto) da esquina da rua Francisco Aguiar (esposo) com a rua Pedro Carmo. Conheci de perto tardiamente. Pessoa com uma espetacular inteligência e com uma visão extraordinária do mundo, do qual adquiriu vivenciando cada época e sempre se adequando aos seus conceitos.

Dona Chiquinha partiu para a vida eterna a um ano, mas especificamente no dia 29 de maio de 2008, faltando dois dias para completar 88 anos. Uma pena ! pois ainda administrava sua casa, sabia cuidar de si e de outros ao seu redor. Uma mente brilhantemente produtiva,atualizada,uma história viva de Alcântaras. Apesar das décadas de vida, partiu não por causa de seu tempo de vida e sim por um inesperado chamado de Deus.

Para quem a conhecia, ela sempre estará lá se mexendo em sua cadeira.

Festas Juninas


Chegou o mês de junho, e com ele a garantia de muita festa e animação. Sobral, Uruoca, Alcântaras e outras cidades da Zona Norte e demais regiões do nosso Estado se preparam para os seus tradicionais Festivais de Quadrilhas.


O mês de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), promete muita alegria apesar de muitos problemas ocorridos no Ceará devido aos efeitos causados pelo grande volume de chuvas neste inverno.


Em Alcântaras, o seu tradicional Festival acontece sempre na ultima semana do mês de Julho, por isso não pode concorrer aos editais de incentivo da Secult. Mesmo assim, segundo os organizadores do evento, os recursos já estariam sendo adquiridos e garantidos, e a sua XIII edição do Festival, promete ser neste ano um dos melhores e com grandes atrações para o público se divertir.

A grupo de quadrilha que sempre representa o município de Alcântaras nos festivais juninos e o “a Arraia Luz da Serra”(Foto). Bota quente Alberto Lourenço.

Comitês das Bacias de Acaraú e Coreaú lançam cartilhas


As cartilhas serão destinadas aos alunos das redes pública e particular de ensino e abordarão aspectos hídricos das bacias hidrográficas em questão.


Os Comitês de Bacia Hidrográfica do Acaraú e Coreaú realizam o Lançamento de suas Cartilhas Infantis de Educação Ambiental, respectivamente nos municípios de Coreaú , no dia 02 de junho, e Massapê, no dia 03. A ideia desses colegiados é iniciar a divulgação desse material, que disponibiliza diversas informações acerca das características hídricas de sua bacia hidrográfica, bem como trabalha de forma simples aspectos da Gestão de Recursos Hídricos.


O material, bastante lúdico, de linguagem acessível, a ser aplicado junto a um público de crianças, de cinco a 11 anos, das escolas públicas e particulares dos municípios dessas Bacias, tem por objetivo difundir o conhecimento sobre a Bacia Hidrográfica em questão e promover o senso de responsabilidade e de interesse, das crianças, quanto a preservação e conservação de nossos corpos d’água.


Os eventos de lançamento fazem parte de uma metodologia pensada pelos colegiados, para que esse material consiga atingir os objetivos e o público pensados, e inclusive angariar parceiros na reprodução e divulgação dessas Cartilhas. Portanto, os espaços de discussão acerca da gestão de recursos hídricos e do meio ambiente estão sendo aproveitados e incentivados a serem realizados em cada cidade, buscando sensibilizar àqueles que podem contribuir com esse processo.


O CBH-Coreaú, realizará o lançamento de sua Cartilha durante o 1º Seminário Regional de Resíduos Sólidos da Bacia do Coreaú, no Centro Pastoral Santa Clara de Assis, em Coreaú. O encontro contará com a participação de representantes municipais e de instituições de 17 municípios da região, portanto momento importante para a divulgação desse trabalho que busca angariar parceiros, unir esforços junto às Prefeituras Municipais e demais instituições que atuam nessa região, na adoção desse material, principalmente para sua reprodução.


Assessoria de Imprensa da Cogerh:Vanja Boaventura


Foto: Arquivo, Açude Pinga,Vale do Coreaú, Alcântaras-ce

Para mais informações desta e de outras, ascesse o Portal do Governo do Estado www.ceara.gov.br/noticias

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores