sábado, 25 de dezembro de 2010

É NATAL !

Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e o seu Ano Novo cheio de esperança.
Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz nossos corações da noite de Natal. Boas Festas.
São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam. Que o espírito natalino encha os nossos corações. Feliz Natal! *
Que o espírito natalino traga aos nossos corações a fé inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz e amor. Boas Festas.*
Que a paz e a compreensão reinem em nossos corações neste Natal e no Ano Novo que se aproxima. Boas Festas.*
Fotos: Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Prefeitura Municipal de Alcântaras e Igreja São Vicente de Paulo, bairro do Junco.

Frases: * (Fernando Waki)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PREFEITO DE SOBRAL LEÔNIDAS CRISTINO NO GOVERNO DILMA ROUSSEFF

Embora seja o primeiro na linha sucessória de Sobral com a saída do Prefeito Leônidas que assumirá um Ministério no Governo Dilma Rousseff, ainda não é certo se Veveu (PT) assumirá prefeitura.

Do Diário do Nordeste
Com a saída de Leônidas Cristino da Prefeitura deste Município, que vai assumir a Secretaria Especial de Portos, o cargo de prefeito deverá ficar nas mãos do Partido dos Trabalhadores (PT).

José Clodoveu Arruda, conhecido por Veveu, filiado ao PT e que estava afastado do cargo de vice-prefeito, conforme documento enviado à Câmara de Sobral e aos companheiros de partido em agosto do ano passado, deverá ser convocado pela Câmara de Vereadores, para o cargo de prefeito, ainda este ano.

Veveu, que havia deixado o cargo de vice-prefeito para assumir a 4ª Superintendência Regional do Iphan (Iphan-SR), a pedido do governador do Estado, Cid Gomes, poderá voltar agora na condição de prefeito e concorrer à reeleição em 2012, com o aval de Cid.

Em nota enviada ao partido na ocasião em que deixava a Prefeitura de Sobral, Veveu comunicava a sua decisão de renunciar à remuneração de vice-prefeito e assumir a Superintendência do Iphan, até o término do mandato do presidente Lula.

Ele deixou a 4ª Superintendência Regional do órgão, em agosto deste ano, para assumir a Coordenação de Mobilização da Sociedade Civil da campanha para reeleição do governador Cid Gomes. Ele é marido da secretaria de Educação do Estado, Izolda Cela.

Mas a volta de Clodoveu ao cargo de vice-prefeito e posteriormente ao posto de prefeito, poderá encontrar uma barreira: a Lei Orgânica do Município de Sobral, no seu artigo 62, assegura que o prefeito e o vice-prefeito não poderão, desde a posse, sob pena de perda de mandato, aceitar ou exercer qualquer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que seja demissível "ad nutum", da administração pública direta e indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público, aplicando-se nesta hipótese, o disposto no Artigo 38 da Constituição Federal.

Poder Legislativo
Na Câmara Municipal de Sobral, que se encontra em recesso, o vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão), não quis comentar o assunto. "Acho que este é um assunto que deverá ser tratado com a mesa diretora". O vereador João Alberto, presidente eleito para o biênio, 2011/2012, prefere aguardar que os fatos aconteçam para tomada de qualquer decisão.

Quem é Leônidas Cristino?

Leônidas Cristino (PSB), que assume a Secretaria Especial de Portos, é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, dedicando-se à Engenharia Rodoviária. Em 1989, ingressou no serviço público como diretor de operação na gestão do então prefeito de Fortaleza, Ciro Ferreira Gomes.

Entre 1991 e 1994, foi secretário dos Transportes do Estado do Ceará. Em 1995 elegeu-se deputado federal, e entre 1999 e 2002 foi secretário de Obras da Prefeitura de Sobral.

Em 2002, foi reeleito deputado federal. Dois anos depois, ele foi eleito prefeito de Sobral e renunciou ao mandato de deputado para assumir o comando do executivo. Atualmente, cumpre o segundo mandato.

"Só lembrando que o futuro Secretário/Ministro Especial dos Portos é natural da velha Palma, atual município de Coreaú-CE) e não de Sobral"

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PROTESTO: Bispo cearense recusa comenda em protesto contra aumento salarial de parlamentares

"Quem assim procedeu não é parlamentar é 'para lamentar'", afirmou Dom Manuel Edmilson da Cruz

Para o bispo de Limoeiro do Norte, a Comenda outorgada não representa o cearense Dom Helder Câmara (J. FREITAS / Agência Senado)

O bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, em protesto pela aprovação pelo Congresso Nacional, no último dia 15, de projeto de lei que reajusta os salários dos parlamentares, ministros, vice-presidente e presidente da República. Ele foi um dos cinco contemplados pela homenagem conferida pela primeira vez pelo Senado Federal.

Ao falar durante a sessão para entrega da Comenda, nesta terça-feira, 21, Dom Manuel da Cruz lamentou que o Congresso tenha aprovado reajuste para seus próprios salários, da ordem de 61%, com efeito cascata nos vencimentos de outras autoridades, enquanto os trabalhadores do transporte coletivo de Fortaleza mal conseguiram 6% de aumento em recente luta por elevação salarial. Ele mencionou as aposentadorias reduzidas, o salário mínimo que cresce em "ritmo de lesmas".

Na opinião do religioso, o aumento aprovado pelos parlamentares deveria sempre guardar a mesma proporção que a elevação concedida para o salário mínimo e a aposentadoria. "Quem assim procedeu não é parlamentar é 'para lamentar'", afirmou.

Para o bispo de Limoeiro do Norte, a Comenda outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. "Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado. Uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, ao contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho", declarou.

Dom Manuel da Cruz disse que se aceitasse a comenda estaria procedendo contra os direitos humanos e perderia todo o sentido esse momento histórico. "A atitude que acabo de assumir, assumo-a com humildade, sem pretensão a estar dando lições a pessoas tão competentes e tão boas. A todos suplico compreensão e a todos desejo a paz, com meus sinceros votos e uma oração com abençoado feliz natal e um próspero feliz ano", disse ele, que cobrou dos parlamentares a reavaliação da decisão.

 Coerência
Em seguida, o senador José Nery (PSOL-PA), na presidência da sessão, cumprimentou o bispo pela atitude que, como assinalou, é coerente com o que o religioso pensa e vive.

O senador disse entender o gesto do bispo, mas ressaltou que o fato de o Senado Federal tomar decisão de conceder um prêmio de Direitos humanos tem o significado de fazer avançar na caminhada rumo a um Brasil mais justo.

José Nery também solicitou aos policiais legislativos do Senado que tratassem com cuidado estudantes que, no mesmo momento, realizavam protesto em frente ao Congresso Nacional contra o reajuste salarial votado pelos parlamentares. O senador assinalou que eles têm o direito de manifestar sua opinião.

Agência Senado e Jornal o Povo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RECONHECIMENTO: Vicente Sales Filho e Padre Edmilson Eugênio recebem Títulos de "Cidadania Alcantarense"

A Câmara Municipal de Alcântaras, de acordo com o Decreto Legislativo Nº 03/2010 de 07 de Maio de 2010, confere o Título Honorífico de cidadão alcantarense aos Exmo. Sr  Vicente Sales Filho e ao Padre Edmilson Eugênio do Nascimento.

O Decreto Legislativo proposto pela vereadora Cleuvilândia Menezes Costa Machado (PT), votado e aprovado ainda no dia 30 de Maio deste ano, mas somente na última sexta-feira dia 17 de Novembro aconteceu à sessão Solene de entrega dos títulos.

Na ocasião da aprovação dos títulos de cidadão alcantarense, a presidência da Câmara era exercida pelo o vereador Antônio Marcos que na noite de sexta compareceu a sessão solene como prefeito em exercício e a sessão foi presidida pela vereadora Toinha Serginho. Além de Antônio Marcos, parente e amigos do Padre Edmilson e do Senhor Vicente Sales também compareceram ao local.

Todos os vereadores presentes saudaram os homenageados, além do prefeito interino e da autora do decreto a vereadora Cleuvilândia Menezes

Conheça mais sobre os agraciados:

O título de cidadão alcantarense foi concedido ao Padre Edmilson Eugênio do Nascimento (Padre Edmilson). O religioso foi um dos responsáveis pela a implantação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântaras e por isso foi o designado pela a Diocese de Sobral para organizar e administrar a nova paróquia instituída em 2007. Em seus planos estão além da conclusão da nova matriz e Alcântaras, um centro de reuniões e estudos religiosos, além de outros projetos. Padre Edmilson é Graduado em Filosofia e Teologia, natural da cidade de Massapê, já recebeu o título de cidadão de Santa Quitéria, onde também trabalhou, e agora de Alcântaras.

O fotógrafo Vicente Sales filho, foi reconhecido pela população, devido aos principais registros fotográficos realizados em Alcântaras. Chegou ao município a mais de 35 anos. Hoje não possui mais o seu Estúdio e não mais fotografa profissionalmente, mais as suas fotos serviram para mostrar a história cultural, social e política do lugar. Além de fotógrafo o Senhor Vicente ainda exerceu a profissão de Marceneiro, é conhecedor da história de Alcântaras e atualmente atua na causa ecológica e ambiental.

 Vicente Foto é natural de Cariré, já tinha sido proposto para receber o título de cidadão alcantarense em outra oportunidade, mas na ocasião não aceitou. Vicente foto também constituiu uma grande família em Alcântaras. Dos 13 filhos , apenas 06 não nasceram em Alcântaras, como alguns chegaram ainda pequenos e por isso todos são considerados alcantarenses.

Parabéns aos homenageados!
"Justo reconhecimento ao Senhor Vicente Foto e a sua família"
 

TRIPLO ASSASSINATO EM JIJOCA DE JERICOACOARA

A Polícia está diante de mais um mistério. Três homens foram fuzilados quando trafegavam em um buggy, ontem à noite

Um triplo assassinato foi registrado na noite de ontem no Município de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Ceará (a 284Km de Fortaleza). Segundo apurou a Polícia, as três vítimas foram atingidas por vários tiros de pistola. Até o fechamento desta edição as autoridades haviam identificado somente dois dos três mortos.

Era por volta de 21 horas quando dois homens, em uma motocicleta, passaram a atirar contra quatro pessoas que estavam em um buggy nas proximidades da Lagoa do Paraíso, a cerca de dois quilômetros da sede municipal e loca bastante visitado por turistas.

Morte

No Buggy estava um homem negro, que media cerca de 1,75 metro de altura. Ele não era conhecido em Jijoca e, segundo a Polícia, seria o verdadeiro ´alvo´ dos assassinos. Quando os criminosos começaram a atirar, o homem desconhecido foi logo atingido. Pulou do buggy, mas morreu imediatamente.

Também foram baleados e mortos outros dois homens que haviam pedido carona. Eram nativos de Jijoca, sendo identificados como Bismarques Vasconcelos Albuquerque, 43, motorista; e José Eudério Pereira, 55, autônomo, conhecido como ´Zé Benedito´. O dono e guiador do Buggy, identificado somente como ´Neguinho do Osmar.

O guiador conseguiu dirigir o buggy até a cidade e deixou o carro na frente do Hospital Municipal de Jijoca com os dois cadáveres no seu interior. Um dos mortos estava no banco de carona e o segundo no assento traseiro. Logo, uma aglomeração formou-se na porta da unidade saúde.

Segundo o cabo PM Geofredo, do destacamento da Polícia Militar da vizinha cidade de Cruz, não há, ainda, pistas que possam levar à identidade dos dois assassinos nem qual a rota de fuga que eles tomaram.

Drogas

Diante da forma como o crime foi praticado e pela não identificação do homem que não era conhecido naquela comunidade, a Polícia logo levantou a hipótese de ter sido praticada uma pistolagem a mando do tráfico de drogas. O desconhecido teria ido passar o fim de semana em Jijoca, mas foi seguido e acabou morto.

Conforme o relato de testemunhas à Polícia, minutos antes de ser assassinado, o desconhecido havia estado em um restaurante na Lagoa do Paraíso e comido uma galinha caipira, prato tradicional servido naquele estabelecimento comercial.

Os dois homens que também morreram eram trabalhadores e pediram carona ao homem conhecido como ´Neguinho do Osmar´. No trajeto entre a Lagoa e a cidade, eles foram surpreendidos pelos matadores.

O caso deverá ser investigado pela Delegacia Regional de Acaraú, que poderá ter o auxílio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

CREDE 6ª ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS

As inscrições ficarão abertas na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Sobral, nos dias 20, 21, 22 e 27 de dezembro de 2010, no horário de 8h às 12h e das 13h às 17h.
Leia mais:

SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO
A Coordenadora da 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO- SOBRAL, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao que dispõe o Art. 4º, parágrafo 1º, da Lei Complementar Estadual, Nº 22, de 24 de julho de 2000, torna pública a abertura de inscrições ao Processo Seletivo destinado a contratar professores para suprir as carências existentes e formar um Banco de Recursos Humanos:

I- Nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Arte Educação,Língua Inglesa, História, Geografia, Ciências, do 8º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, atendendo às necessidades temporárias de excepcional interesse público da Rede Estadual, conforme discriminado no Anexo I, parte integrante deste Edital;
II- Nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física, Arte Educação, Geografia, História, Sociologia e Filosofia, no Ensino Médio, atendendo às necessidades temporárias de excepcional interesse público da Rede Estadual, conforme discriminado no Anexo I, parte integrante deste Edital;
II- Nas turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA – Segmentos I e II, conforme discriminado no Anexo I, parte integrante deste Edital, como também atender à execução do programa PROJOVEM CAMPO – Saberes da Terra.
III – Nos Laboratórios Escolares de Informática – LEI conforme discriminado no Anexo I, parte integrante deste Edital.

A SELEÇÃO
A Seleção destina-se a suprir possíveis carências temporárias do corpo docente efetivo da Escola, limitando-se a atender às situações em razão dos seguintes afastamentos:
-Licença para tratamento de saúde;
-Licença à gestante;
-Licença por motivo de doença em pessoa da família;
-Trato de interesse particular;
-Para incentivo à formação profissional;
-Outros afastamentos que ocasionam carência temporária.
A Seleção obedecerá a duas etapas: Análise da capacidade profissional, comprovada mediante Avaliação do currículo e prática (aula).

AS INSCRIÇÕES
A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

Consulte o Edital clicando AQUI  ou para maiores informações no endereço abaixo:

6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 6ª CREDE /Sobral - CE
Compromisso com a aprendizagem
Av. Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, S/N Colina da Boa Vista – Fone:(0**88)3677.4289 – Fax: (0**88)3677-2089
Email: gp@crede06.seduc.ce.gov.br – CEP: 62040-000 / Sobral – CE

Colaboração da Escola Francisco de Almeida Monte

domingo, 19 de dezembro de 2010

CONSTRUÇÕES DE CISTERNAS EM ALCÂNTARAS, CAUSA TRANSTORNO AS FAMÍLIAS BENEFICIADAS

Os enormes buracos há meses já vem chamando atenção. Enquanto o projeto das cisternas de placas não saem do papel, a população tem que conviverem com a situação, e com a dificuldade para armazenarem água.

No município de Alcântaras, um projeto de construções de cisternas de placas que tinha como objetivo amenizar o sofrimento da população difusa do semi-árido serrano no que diz respeito a falta d’água, acabou se transformando em drama e pondo em risco algumas famílias.

Cerca de 150 buracos foram cavados nos terreiros de inúmeras residências rurais distribuídas nas comunidades de sitio São Bento, Belém, Flores, São Bernardo e Desterro, estas últimas localizadas na região epicentral dos tremores de terra em Alcântaras. Esses buracos que neles deveriam ser construídas as cisternas de placas, agora com a chegada do período chuvoso, transformaram-se em enormes poços de lama, e que entre vários problemas como possíveis acidentes com crianças ou idosos, principalmente também ameaçam as estruturas das casas que já são bastantes frágeis devido à própria construção de adobe (tijolo crú) além dos efeitos dos frequentes abalos sísmicos que são comuns na região.

Para alguns possíveis beneficiários das cisternas, o projeto pode ter sido vitima de um interesse ou conotação política má sucedida, pois coincidência ou não, após a derrota da candidata Betânia Andrade a Deputada Estadual pelo PT, que antes estava na coordenação do Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e à Trabalhadora – CEAT e que foi apoiada pelo movimento sindical rural, o projeto não andou e simplesmente ficou tudo parado e restando somente como herança as crateras no chão. A candidata Betânia tirou uma boa votação no Ceará, mas dos 9.305 votos no Estado, destes apenas 34 em Alcântaras.

Enquanto o benefício das cisternas não chaga, os beneficiários falam em entupir o buraco, mas logo são advertidos com a estranha orientação que se entupirem o buraco “nunca mais receberão qualquer benefício do governo”
"As pessoas que antes das eleições 2010 tinham o interesse em realizar o projeto, agora também deveriam se empenhar mais pela causa. Porque antes tudo caminhava para dar certo e agora não? E interresante saber, que antes faziam questão de dizer que o projeto nada tinha a ver com a prefeitura e realmente não tem."

Desta o gestor público municipal se livrou!

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores