sábado, 19 de março de 2011

DIA DE SÃO JOSÉ: 19 DE MARÇO

Dia do Padroeiro do Ceará, e também do distrito de Ventura no município de Alcântaras.

Muitos seguem para a vila que foi uma das primeiras povoações do município de Alcântaras, antes mesmo do que a própria cidade. No lugar missa e outras comemorações em homenagem ao padroeiro São José.

A celebração de hoej ocorreu ao meio às 12:00 hs, mas o movimento segue até o final do dia. A tradição do São José de Ventura é tão grande, que o lugar comemora a padroeiro duas vezes ao ano, sendo a festa principal no final do mês de Agosto. Lá a tradição permanece a mais de um século.

Atrativos naturais

Além do povo hospitaleiro, ventura tem um clima muito agradável; o lugar fica entre 850 a 900 metros de Altitude, um dos mais altos da Serra da Meruoca, e tem como principal ponto turístico o "Talhado de Ventura", um penhasco virado para a Serra Grande, Vale do Coreaú e litoral de Camocim. Um dos mais belos "Pôr do Sol" das serras do Ceará.

Ventura fica a 5 km da cidade de Alcântaras, onde, para se chegar a Ventura, tem que se aventurar pela sua inclinada estrada de calçamento. Não deixe de conhecer este lugar!

sexta-feira, 18 de março de 2011

IMAGENS DA DESTRUIÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS DA USINA DE JIRAU

Destruição de alojamentos, maquinas e instalações e várias prisões. A situação no canteiro de obras na usina hidrelétrica de Jirau em Rondônia está caótica.

Um grupo de alcantarenses está no local, tivemos o contato com um deles na quarta-feira, na ocasião os trabalhadores estavam ao relento, assim como milhares de trabalhadores. Tentaremos um novo contato, e nas próximas horas divulgaremos mais informações da real situação.

Clique e veja mas imagens da destruição no site rondoniagora.com

NOTÍCAS DO CREDE 06-SOBRAL

O Crede 06 localizado em Sobral torna a público as seguintes informações aos profissionais da Educação: Seleção Pública para Núcleo Gestor, e Chamada Pública para Coordenador Pedagógico em algumas escolas de Sobral e região.

Núcleo Gestor:

A 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO -6ª CREDE/SOBRAL, no uso de suas atribuições, com o objetivo de dar maior transparência aos atos da administração pública e CONSIDERANDO o Decreto Nº 30.220, de 10 de junho de 2010, que altera o Decreto Nº 29.451, de 24 de setembro de 2008, que dispõe sobre o processo de escolha e indicaão dos integrantes do Núcleo Gestor das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, divulga através de Chamada Pública os Cargos em Vacância para Diretor, Coordenador Escolar e Secretário Escolar.
 Escola Função
 EEFM Dr. José Euclides: Coordenador Escolar
 EEFM Profissional São José: Coordenador Escolar
 Escola nova LAJINHA: Coordenador Escolar
 EEFM Dr. J Ribeiro Ramos: Coordenador Escolar
 EEEP D. Walfrido Teixeira: Coordenador Escolar
 EEFM Dona Marieta Cals: Coordenador Escolar
 Escola Nova: Diretor Escolar
 Groairas: Secretário Escolar
.
 Carlos Janes
 Superintendência Escolar
6ª CREDE

Coordenador Pedagógico:
Prezados Diretores

 Encaminhamos ONTEM 17/03, para o site da SEDUC, edital de chamada pública para Coordenador Pedagógico da escolas Ribeiro Ramos, Profissional São José, Dr José Euclides(Jordão) e EEP de Sobral- todas em Sobral.

 Nos demais municípios teremos em Marieta Cals(Cariré) e para a Escola Nova de Pires Ferreira (Diretor e Coordenador Pedagógico).
 Em Groaíras, chamada pública para Secretário Escolar.

As inscrições começam essa semana e vão até sexta-feira da próxima semana, dia 25.

Todas as informações são do Núcleo Gestor: Escola Francisco de Almeida Monte
Foto: Sobral de Prima

CEARENSES DE ALCÂNTARAS ESTÃO NA USINA DE JIRAU

A crise envolvendo o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau em Rondônia, com uma enorme onda de revolta e vandalismo, atinge diretamente algumas famílias de Alcântaras. Um grupo de alcantarenses estava trabalhando no local, e a situação deles ainda é indefinida.

A crise já virou notícia nos principais meios de comunicação do país.
 Do Jornal Nacional: Rede Globo

Segundo a construtora Camargo Corrêa, uma briga gerou o tumulto, que teve 300 envolvidos. Sessenta veículos foram depredados. Mais da metade dos alojamentos foi destruída. Houve saques a lojas e a um posto bancário.

Cerca de oito mil trabalhadores foram retirados o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, depois de atos de vandalismo.

Segundo a construtora Camargo Corrêa, uma briga entre motoristas de ônibus e funcionários gerou o tumulto, que teve 300 pessoas envolvidas. Sessenta veículos foram depredados. Mais da metade dos alojamentos foi destruída. Houve saques a lojas e a um posto bancário.

Na manhã desta quinta-feira (17), outros alojamentos foram incendiados, e centenas de trabalhadores interditaram a BR-364, a principal via de acesso ao estado. Eles reclamavam das condições de trabalho e dos salários. Tanto a construtora quanto o sindicato dos trabalhadores afirmam que ainda não tinham recebido nenhuma reivindicação trabalhista.

O governador Confúcio Moura pediu a ajuda da Força Nacional de Segurança para conter a confusão. A Camargo Corrêa contratou 300 ônibus para levar funcionários para Porto Velho e anunciou que vai se encarregar da hospedagem deles ou da viagem de retorno para casa. As obras na usina, onde trabalhavam 22 mil pessoas, estão paralisadas.

A Camargo Corrêa disponibilizou um serviço por telefone para dar informações a funcionários e parentes sobre a situação em Jirau. O número é 0800 940 0810.

Do Jornal O GLOBO

JIRAU (RO) - A situação no ginásio para o qual cerca de 20 mil trabalhadores da usina hidrelétrica de Jirau foram levados, após a rebelião de terça e quarta-feiras, é caótica. Centenas estão fora do ginásio, em colchões improvisados e banheiros imundos. A estrutura sanitária não deu conta.

Os trabalhadores não sabem para onde vão, principalmente os das empresas terceirizadas, que não recebem informações das companhias. No local, é comum ver grupos de trabalhadores com malas nas costas tentando ir para algum lugar.

A Força Nacional de Segurança chegou ontem à noite a Rondônia e foi direto para Jirau.

Imagem: Diário do Nordeste (AGÊNCIA GLOBO)

GRENDENE SOBRAL: NOTA DE ESCLARECIMENTO

A notícia de possíveis demissões da Grendene Sobral e do fechamento do terceiro turno não é verídica. Leia nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

A notícia sobre fechamento do terceiro turno e sobre demissões na Grendene S/A é improcedente.

Embora a sazonalidade que traz a variação no número de colaboradores seja típica do setor calçadista, a Grendene através de uma gestão de pessoal bem atenta que inclui adiantamento de férias e uso de banco de horas tem evitado os desligamentos típicos desta sazonalidade. Desta forma, notadamente desde 2009, a Grendene tem conseguido manter o seu quadro de funcionários estável.

Ratificamos que não haverá fechamento do terceiro turno nem estão previstas demissões sazonais.

Herbert Rocha – RP da Grendene para Sobral.

quinta-feira, 17 de março de 2011

GRENDENE SOBRAL: DEMISSÕES À VISTA

 O chamado terceiro turno deverá ser extinto e algumas funcionários poderão serem demitidos.

Instalada em Sobral na década de 90, a Empresa Gaúcha Grendene, que emprega milhares de sobralenses e conterrâneos da Zona Norte, e movimenta significativamente a economia da região, deverá reduzir o horário de funcionamento em alguns setores de produção.

Segundo informantes, a empresa que opera em três turnos deverá extinguir o terceiro turno (noite) sofrendo alterações na empresas com reflexos em demissões e remanejamentos de alguns funcionários.

Fonte: As informações são do blog Sobral de Prima

"Além do município de Sobral, a Grendene emprega milhares de pessoas de vários municípios da região Norte do Ceará, alguns mais como Massapê, e alguns menos como por exemplo Alcântaras".

MAGISTÉRIO: STF retoma julgamento da lei do piso nacional dos professores

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (17) o julgamento da lei que criou o piso nacional do magistério.

Há dois anos, a Corte negou pedido de liminar a 5 governadores que questionaram a constitucionalidade da lei que determinou um piso de R$ 950 a professores da educação básica da rede pública com carga horária de 40 horas semanais.

Falta agora o julgamento do mérito da matéria, aguardado com ansiedade pela categoria.

Prefeitos não pagam o piso
A suspensão da análise da matéria pelo STF criou um clima de “insegurança jurídica”, alega a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli.

Segundo a entidade, alguns prefeitos se valem do imbróglio para não pagar o piso, atualizado em 2011 para R$ 1.187,14. Não existe um levantamento oficial sobre as redes de ensino que cumprem a lei.

“Quando o prefeito ou o governador diz que não vai pagar porque a lei ainda não foi julgada constitucional, é muito difícil a gente fazer com que ele assuma o compromisso. Com certeza a conclusão da análise da lei será muito positiva”, afirma.

Entretanto, Marta acredita que é “difícil” que o julgamento comece nesta quinta-feira (17), já que a ação é o 11° item da pauta do dia. O relator da matéria é o ministro Joaquim Barbosa.

quarta-feira, 16 de março de 2011

NATUREZA: Magdalena, a tartaruga de duas cabeças

Com dois meses de vida, a pequena tartaruga tem de cinco a oito centímetros, mas pode chegar aos 50 centímetros e pesar 45 quilos

Magdalena, uma pequena tartaruga eslovaca, tem características que a fazem única no mundo: nasceu com duas cabeças e cinco patas.

Com dois meses de vida, a pequena tartaruga tem de cinco a oito centímetros, mas pode chegar aos 50 centímetros e pesar 45 quilos.

A situação de Magdalena é semelhante à dos gêmeos siameses, cujos embriões não se separam de forma correta durante a gravidez.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, um animal com estes problemas dificilmente iria sobreviver na natureza, já que seria excluída pelos outros animais da mesma espécie. No entanto, parece que a sorte sorriu para Magdalena, que se torna popular no mundo todo.

Redação O POVO Online

terça-feira, 15 de março de 2011

CRISE NOS TRANSPORTES ALTERNATIVOS CHEGA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

Mirian Sobreira pede uma solução para o tráfego de transportes alternativos. Deputada avisa: se o Detran não tiver condição de resolver agora, que ele deixe esses motoristas trafegarem.

A Assembleia Legislativa do Ceará promove na próxima quinta-feira (17), no auditório da Casa, uma audiência pública para discutir a situação do transporte alternativo nas estradas do Estado. A discussão é longa. Para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os veículos não podem trafegar pelas CE's, apenas nas estradas vicinais. População e motoristas reclamam do desconforto.

Quando o transporte alternativo encontra uma rodovia estadual, é obrigado a dispensar os clientes, que ficam à espera de outra condução, autorizada a trafegar. Além da demora de trocar de veículo, os moradores precisam pagar outra passagem. A deputada Mirian Sobreira (PSB), autora do requerimento, em entrevista ao Jornal Alerta Geral desta terça-feira (15), citou os inúmeros problemas causados.

"Houve aumento de passagem, multas por parte dos motoristas e tem causado muita celeuma, muita confusão. Entramos com o requerimento solicitando essa audiência pública para que, dia 17, às 14h, no auditório da AL, se saia com uma solução", disse.

Na opinião da parlamentar, o Detran precisa encontrar uma alternativa ou permitir o tráfego dos transportes. "Se o Detran não tiver condição de resolver agora, que ele deixe esses motoristas trafegarem até encontrar uma solução."

Fonte: Portal Ceará Agora (Márcio Dornelles)

segunda-feira, 14 de março de 2011

PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA (PRP) DE ALCÂNTARAS COM NOVO COMANDO

Os filiados do Partido Republicano Progressista (PRP) de Alcântaras, escolheram a nova diretoria. O encontro aconteceu no sábado 12/03 No Káthia Clube e escolheu como presidente da sigla Erivaldo Aguiar, empresário que atua no setor de construção civil.

Mesmo possuindo sangue político, onde várias pessoas de sua família exerceram cargos como vereador ou prefeito, Erivaldo Aguiar que é neto de Gregório da Cunha Freire, sai pela primeira vez dos bastidores  da política, para realmente fazer parte dela.

“O mal por si só se destrói”, essas foram algumas das mensagens do novo presidente aos filiados do PRP e demais presentes no local. Se referindo a crise política no município, segundo ele o partido está forte e preparado para qualquer eleição seja ela direta ou indireta.

O evento que escolheu o novo diretório e a comissão excultiva municipal do partido contou com a presença do prefeito eleito em 2004-2008 e mesmo atualmente afastado da prefeitura, foi apresentado como a maior liderança do PRP, assim como Antônio Marcos que deixou a função de presidente do partido, além de outras lideranças.
.
O PRP é hoje o maior partido político município, além dos 06 vereadores, ainda comanda os poderes, Executivo e legislativo com Antônio Marcos como prefeito interino e José Maurício como presidente da Câmara. No comando da prefeitura desde 2005, tem como base de apoio o Partido Comunista do Brasil (PC do B).

ATROPELAMENTO COM VÍTIMA FATAL NA CE-364 EM COREAÚ

Geovane Almeida de Sousa de apenas 17 anos, natural de Coreaú, foi vítima de um atropelamento na CE-364, na altura do distrito de Aroeiras (Coreaú).

O acidente se deu neste sábado (12), por volta das 10:00 da noite. Segundo os policiais do Destacamento de Coreaú, houve uma ligação  informando que tinha acontecido um atropelamento naquela localidade.

Imediatamente o Subtenente Ruberto acompanhado com outros policiais se dirigiram até o local e teve certeza do fato. Geovane recebeu uma forte pancada na cabeça, teve o crânio esbagaçado, tendo maça encefálica espalhada pelo local. A morte foi imediata.
Populares não souberam dizer nenhum tipo de informação sobre o veículo que atropelou Geovane.

Os policiais isolaram a área do atropelamento até que o rabecão  chegasse para conduzir o corpo para o IML de Sobral.

Fonte: Camocim Polícia24Hs Colaboração: Cb Ferreira
Imagem: Coreausiará

domingo, 13 de março de 2011

"GOVERNO DO CEARÁ NA MINHA CIDADE" EM SOBRAL

Cid Gomes transfere o Governo do Estado para Sobral na próxima semana.

No próximo sábado (19), o governador Cid Gomes e toda a equipe de secretários de estado deverão está em Sobral (Região Norte do Estado), para a realização de mais um “Governo do Ceará na Minha Cidade”. 

Lá, será realizada uma audiência pública com a população para discutir temas como desenvolvimento regional e sustentável, bem como boas iniciativas de Governo em todas as áreas, que serão discutidas com os prefeitos e líderes políticos de toda Zona Norte.

Fonte: Do Blog Sobral de Prima

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores