sábado, 28 de maio de 2011

SÍTIO BELÉM EM ALCÂNTARAS FESTEJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Nesta noite de sábado 28/05 acontece a última novena da Festa de Nossa de Fátima na localidade de Belém na zona rural de Alcântaras.

Belém fica aproximadamente a 5 km da cidade de Alcântaras e seu acesso é feito pela estrada que liga ao município de Coreaú. A festa termina no domingo, no entanto como é de tradição, é na última novena que o lugar recebe uma multidão de visitantes e fiéis, onde são esperadas pessoas de toda região serrana e também da região de Coreaú.

O dia 13 de maio é dedicado a santa, no entanto o calendário religioso católico de Alcântaras tradicionalmente segue datas diferentes e não obrigatoriamente o dia oficial de cada padroeiro.

DAQUI A POUCO O PRIMEIRO DEBATE POLÍTICO DE ALCÂNTARAS

Logo mais às 14:00 hs, o 1º debate político dos candidatos a Prefeito de Alcântaras.

O debate tem a presença dos candidatos Charlys Meneses - PSOL e Antônio Marcos - PRP. Elíésio Fonteles - PSB preferiu abster-ce do encontro dos candidatos que visa debater idéias e propostas para o município de Alcântaras.

Para ouvir o debate através da Rádio Bela Vista FM Online, acesse o nosso blog preferencialmete através do navegador Internet Explorer.

AÇÃO SOCIAL, CRAS E BRINQUEDOTECA DE ALCÂNTARAS REALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO EM HOMANAGEM AS MÃES

Ainda fazendo parte das comemorações do mês das mães, mês de maio, a Secretaria de Ação Social de Alcântaras, realiza mais uma homenagem, essa aconteceu na brinquedoteca Maria Alice, com apoio de técnicos do CRAS e Secretária Vanderlí Freire.

Com atenção especial, algumas das mães que são atendidas pela Centro de Referência de Assistência Social CRAS, assistiram mais uma palestra das técnicas Psicóloga e Assistência Social. O evento contou a participação dos binquedistas da brinquedoteca Maria Alice.

A brinquedoeca é projeto mantido pela Ação Social, e é um dos vários benefícios que as mães da cidade de Alcântaras possuem, diariamente nos turnos manhã, tarde e noite dezenas de crianças tem o acompanhamento dos funcionários da SAS de Alcântaras, brinquedos educativos e psíquico-motores, que possibilitam o desenvolvimento saudável tanto da mente quanto da coordenação motora.

No local, na confraternização realizada na última quinta-feira, as mães puderam receber de perto um homenagem das próprias crianças que são atendidas pelo projeto. 

ENSINO SUPERIOR: Falta de professores, gera audiência debate e impasse na UVA

Sobral. Uma audiência com a presença de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Sindicato dos Servidores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e representantes da UVA foi realizada, na manhã de ontem, na sede do MPT, neste Município. A reunião teve objetivo de tentar a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta para encontrar uma solução à contratação de professores e servidores nesta universidade, bem como a realização imediata de concurso público.

De acordo com os representantes sindicais, pelo menos 172 professores ocupam os cargos de colaboradores e substitutos. "As propostas apresentadas na audiência serão encaminhadas à UVA para que se encontre de imediato uma solução ao problema, o que deverá ser decidida já próxima semana", disse o representante do MPE, Irapuã da Silva Dionísio Júnior.

Para tentar acelerar uma decisão por parte do Governo do Estado, manifestantes das três universidades estaduais (Urca, UVA e Uece), estarão na segunda-feira, em frente à sede da Assembleia Legislativa. "Vamos cobrar mais empenho dos deputados estaduais nessa questão que é a falta de professores nas universidades do Estado", disse a presidente do Sindiuva, Maria Antônia Veiga Adrião. Ela denuncia que, pelo menos, 50% dos professores e servidores estariam trabalhando na UVA de forma irregular. "Existem alunos bolsistas que ocupam cargo de servidores, pagos pela UVA, o que é ilegal", questiona.

Manifestação

A falta de professores nos 24 cursos mantidos pela UVA tem sido denunciada pelo Sindiuva e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), desde o ano passado, com manifestação pelas ruas da cidade, paralisação das atividades acadêmicas, e reuniões com secretários estaduais. "A contratação de professores colaboradores é abusiva. Trata-se de um profissional contratado por uma fundação ligada à UVA. Esse colaborador não entra oficialmente na universidade e a presença dele nas salas de aulas já foi contestada pelo Ministério Público Estadual", afirmou o vice-presidente do Sindiuva, Werber Moreno.

Reportagem do Diário do Nordeste

"Esse problema já se arrasta desde 2006, na época, teve até greve geral na universidade e o então Governador Lúcio Alcântara foi responsabilizado pelo problema, "prato cheio" para a oposição. Era ano de eleição, Cid Gomes venceu em 2006. Os alunos que deveriam concluir seus cursos em 2006, só conseguiram realizar a colação de grau em 2007 e muita gente foi prejudica.

De 2007-2006 para 2011, já deu tempo entrar e sair diversas turmas da UEVA, e o problema    vergonhosamente simplismente continua."

ACORDO DEFINE LIMITES DOS MUNICÍPIOS DE TEJUÇUOCA E ITAPAJÉ

Convênio entre Assembleia Legislativa, IBGE e Ipece possibilita definição de novas áreas entre cidades no interior. Na imagem, Tejuçuoca, cidade que será beneficiada com a mudança de área geográfica, aumentando sua classificação na receita de repasses como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Um acordo entre os prefeitos de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, e de Itapajé, padre Marques Mota, definiu os limites territoriais dos dois Municípios. O acordo será homologado no dia 6 de junho, na Assembleia Legislativa, junto a mais 16 cidades. O presidente da Comissão Especial para definir limites do Ceará, deputado Neto Nunes, presidiu em Tejuçuoca reunião preparatória para homologação do ato de consenso.

O trabalho faz parte de um convênio entre a Assembleia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e o Instituto de Pesquisas e Estratégias Econômicas do Ceará (Ipece), após levantamentos dos dados e pesquisa de campo que definiu como será, a partir de agora, os limites dos dois vizinhos.

De acordo com o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luís Carlos Mourão Maia, o convênio teve o objetivo de rever as divisas intermunicipais e detectou áreas de indefinições de limites em torno de 47 Municípios.

"Em algumas áreas é apenas descritor, ou seja, a descrição do limite entre as cidades, que está fora de linha´´, é o caso de Tejuçuoca e Itapajé, que agora terão um mapeamento feito por GPS. A medida garantirá oficialmente o direito sem perda de cada um´´, explicou Mourão. Após estudos técnicos, a população de Tejuçuoca aumentou em 384 habitantes, o suficiente para tirar o Município da condição de 1.0 na escala do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 1.2, melhorando a receita mensal da cidade que mais cresceu nos últimos oito anos no Vale do Curu.

"Depois desse acordo, a cidade do Bode irá ter direito, por ano, a uma receita de R$ 1,2 milhão por meio dos recursos do FPM, Sistema Único de Saúde e Fundo Nacional de Educação Básica. Será R$ 100 mil mês que entram nos cofres da Prefeitura´´, ressalta Luís Carlos.

Fato igual à Tejuçuoca e Itapajé aconteceu com os Municípios de Penaforte e Jati. "Estas duas cidades chegaram a um consenso e não houve perda nenhuma para os dois lados".

A analista de planejamento do Ipece, Lana Veloso, disse que a alteração dos limites foi feita com base na legislação e nos elementos cartográficos.

Reportagem do Jornal Diário do Nordeste

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CANDIDATURAS INDEFINIDAS: APENAS UM CANDIDATO ESTÁ REGULARIZADO PARA AS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES DE ALCÂNTARAS

 Por enquanto somente a candidato Charlys Meneses (PSOL) está com a candidatura garantida.

Caso os relatores dos recursos das duas coligações (PSB-PMDB e PT) de Elíesio e (PRP-PC do B)  de Antônio Marcos manifeste-se segundo os entendimentos do Procurador Regional Eleitoral, no seu parecer que entendeu pelo indeferimento das duas candidaturas e o pleno do tribunal acompanhar hoje, teremos os ACORDÃOS confirmando o indeferimento das duas candidaturas, ficando somente a do candidato Charlys Meneses regularizada.

No caso do candidato do PSB, a pedra no sapato é o Art.3º da Resolução nº 439/2011 das eleições suplementares;

Art.3º Estarão aptos a participar das eleições de 05 de junho de 2011 todos os partidos que tenham registrado seu estatuto um ano antes de pleito e que permaneçam registrados no Tribunal Superior Eleitoral, e tenham, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, devidamente anotado neste Tribunal Regional Eleitoral.

No caso o partido estava anotado não vigente na data da convenção realizada no dia 26 de abril.
Já o candidato Antônio Marcos PRP, não conseguiu provar que o julgamento do divórcio aconteceu antes do início do segundo mandato do ex-prefeito Raimundo Gomes Sobrinho.

As decisões ficarão por conta da justiça que irá julgar as ações.

SOBRE A DESCLASSIFICAÇÃO DO VOZÃO NA COPA DO BRASIL

 Sefi-final da Copa do Brasil, Coritiba 1 x 0 Ceará

Charge Clayton do Jornal O POVO 27/05/2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PREFEITURA DE ALCÂNTARAS RECEBE NOVO VEÍCULO PARA O TRANSPORTE ESCOLAR

O primeiro dos dois ônibus adquiridos pela Gestão Municipal de Alcântaras já chegou na tarde de hoje 26/05 nas proximidades da garagem municipal. A meta é conseguir outros dois veículos para o transporte de alunos.

Uma das marcas registradas dos transportes dos alunos da rede municipal de ensino de Alcântaras, atualmente os chamados "paus de araras" foram abolidos no município, e para reforçar, a prefeitura municipal investiu na aquisição de veículos próprios com a aquisição de dois ônibus, onde o primeiro já chegou e ser entregue a Secretaria de Transportes. a meta inicial é adquirir quatro ônibus novos e assim diminuir a dependência dos transportes terceirizados.

A Secretaria de Educação comemora o feito que foi possível graças ao "projeto caminhos da escola".
O atual modelo tem capacidade para 60 crianças sentadas.

TRE-CE REFORMA SENTENÇA JUDICIAL DA 24ª ZONA E DEFERE A CANDIDATURA DO PSOL EM ALCÂNTARAS

Charlys Meneses que é um dos três candidatos das eleições suplementares de Alcântaras, de início teve sua candidatura indeferida, agora em campanha com a situação regular.


Data: 20/05/2011  
Tipo: Distribuição automática
Relator: Cid Marconi Gurgel de Souza        
Decisão Plenária : decisão em 24/05/2011

Justificativa


A Corte, por unanimidade e em consonância com o parecer ministerial, conhece do recurso para dar-lhe provimento, a fim de reformar a sentença exarada pelo Juízo Eleitoral da 24ª Zona, e, por consequência, deferir o Registro de Candidatura do Sr. Francisco Charlys Moreira de Menezes, nos termos do voto do Relator. Acórdão publicado em sessão.

TRE CONHECE O RECURSO EM 24/05/2011 E DEFERE A CANDIDATURA DE CHARLYS QUE FORA IMPUGNADA POR QUE O CANDIDATO NÃO ENTREGOU O REQUERIMENTO DE AFASTAMENTO  DO CARGO DE PROFESSOR À PREFEITURA NAS 24 HORAS APÓS A CONVENÇÃO, AFASTANDO-SE APENAS DO SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS NO PRAZO DA RESOLUÇÃO TRE-CE nº 439/2011 QUE REGULAMENTA A ELEIÇÃO ONDE ENCONTRAVA-SE AFASTADO DE SUAS FUNÇÕES DE PROFESSOR PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE SINDICAL. ISSO LEVOU  O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL (DR. ALEXANDRE PINTO) E O JUIZ DA 24ªZE (DR. ZANILTON BATISTA DE MEDEIROS) A ENTENDEREM  QUE AFASTANDO-SE SOMENTE DO SINDICAN, O CANDIDATO  AUTOMATICAMENTE VOLTOU AO CARGO DE PROFESSOR QUE ASSIM, O MESMO NÃO TERIA SE DESINCOMPATIBILIZADO DO CARGO.

Por i-mail (Jean Cláudio)

Foto: Campanha Deputado 2010

SOBRAL SERÁ SEDE DE DEBATE SOBRE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A cidade de Sobral (Região Norte) será sede do próximo debate sobre o Plano Nacional de Educação. O evento ocorrerá dia 30 próximo, a partir das 8h30min, na Escola de Artes e Ofícios (ECOA), por iniciativa do deputado federal Chico Lopes (PC do B) e de outros integrantes da Comissão Especial do PNE no Congresso Nacional, entre eles o também Deputado Federal Pe. José Linhares.

Serão realizados sete seminários sobre o tema no Ceará com o objetivo de levar a professores de todas as regiões as discussões sobre o Plano, que estabelece as diretrizes da educação brasileira para os próximos 10 anos. O Evento contará com o apoio da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e da Secretaria de Educação de Sobral.

O primeiro seminário foi realizado no último dia 16 de maio, em Fortaleza. Depois de Sobral, virão encontros em Crateús, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Limoeiro do Norte e Quixadá.

Blog Eliomar de Lima

COREAÚ: MULHER É PRESA AO TENTAR ENTRAR NA CADEIA COM MACONHA E CRACK PARA SEU MARIDO

Policiais do Destacamento de Coreaú, subordinado a 3ª Cia/3ºBPM que tem como comandante o Major Assis, efetuaram a prisão de uma mulher que ia visitar seu companheiro na Cadeia Pública de Coreaú. A  ocorrência foi registrada às 09:30hs da manhã desta quinta-feira (26)

A mulher, identificada como Michele Gomes Cardoso, 23 anos, natural e residente em Tianguá, foi flagrada com 01 pedra de crack e 08 gramas de maconha no momento da visita. Desconfiados de que estava entrando droga na Cadeia com a visita das mulheres, os policiais solicitaram o apoio de uma Agente do Pró-Cidadania de Coreaú para poder ser realizado a busca feminina.

No momento em que Michele ia entrando na Cadeia e que sentiu a presença da Agente, a mesma voltou, despertando a desconfiança dos policiais que a seguiram e a detiveram. A revista foi feita e encontrada as  drogas já citadas. 


Michele foi conduzida para a Delegacia Regional de Sobral onde foi autuada por tráfico de drogas e já está recolhida à Cadeia Pública da cidade de Coreaú, lugar onde já se encontra seu atual companheiro.

Participaram da prisão: Cbs Matos, Edmilson e Sds Gildo e Passos. 
Colaboração: Cb Adriano

Fonte: Camocim Polícia24hs

SPAECE-ALFA 2010: Apenas um município do Ceará abaixo da média satisfatória


Aumenta de 83 para 141 o número de municípios em condições desejáveis na luta para a erradicação do analfabetismo e melhoria da rede pública de ensino. Governo vai focar em alunos até o 5º ano fundamental
Vermelho e laranja perderam espaço no mapa. Deram lugar ao verde-claro e verde-escuro, reduzindo ainda mais as chances de as manchas brancas existentes até 2008 voltarem a compor o cenário. De 2009 para 2010, o Ceará avançou na erradicação do analfabetismo. Passou a ter somente um município em situação insatisfatória na promoção de ações para aumentar o número de letrados no Estado. 76%,7 alcançaram o nível de “suficiente” e 22,8% de “desejável”, totalizando 99,5%.
De acordo com o Sistema Permanente de avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa), só Umari, no Centro-Sul, está em condição “intermediária” neste tipo de trabalho. É dela o título de pior índice de proficiência dos alunos do segundo ano do ensino fundamental - foco do estudo. Teve 117,5 pontos, enquanto a média global do Estado em 2010 foi de 162,6 pontos (ano passado foi de 142,5).
Em 2009, eram 22 os municípios tidos como “intermediários”. Os “suficientes” eram 79 e caíram para 42. Já os “desejáveis” saltaram de 83 para 141.

Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria da Educação (Seduc), como resultado do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), implementado em 2007 e avaliado anualmente.

“Educação é algo que requer disciplina. E este programa é vitorioso. É resultado de pais, professores alunos fazerem tudo bem feito. Vocês têm feito uma revolução na educação do Estado”, disse o governador Cid Gomes ao público da solenidade de premiação das melhores escolas do Ceará, ontem, no Cambeba.

Ao todo, 124.902 alunos de 4.881 instituições públicas foram testados pelo Spaece-Alfa, aplicado ao fim do ano letivo. Os testes medem habilidades de leitura das crianças e indicam que 71% dos alunos estão alfabetizados ao fim do 2º ano fundamental. Na primeira edição, em 2007, eram 40%. Os não alfabetizados caíram de 33%, em 2007, para 7% em 2010.

“Mas temos o desafio de avançar ainda mais para garantir mais refinamento à educação”, resumiu a titular da Seduc, Izolda Cela, complementada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad: “o Ceará é exemplo de como se pode superar desafios na educação num curto espaço de tempo. Vocês verdejaram o Estado. Vamos lutar para resgatar a dívida histórica do Governo Federal com o Nordeste. Porque aqui é terra de gente muito inteligente”.

Para o governador, as estatísticas de 2010 mostram que basta os municípios receberem um “norte” para executarem qualquer iniciativa. “Não há nenhuma característica de inferioridade nas nossas crianças. Dê uma oportunidade e elas se agarram nela. O Ceará é um dos estados que passa a ter um dos melhores sistemas públicos de ensino do Brasil”, citou Cid Gomes.

O POVO tentou falar com o prefeito de Umari, Francisco Alexandre Barros Filho, mas não conseguiu localizá-lo até o fechamento da edição.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) foi instituído no Ceará em 2007. A prova, chamada de Spaece-Alfa, é aplicada em alunos do 2º ano do ensino fundamental no final do ano letivo, testando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O resultado indica o nível do município. 
99,5 POR CENTO DOS MUNICÍPIOS

Estão com média “satisfatória” de proficiência, segundo o Spaece.


162 PONTOS

É a média global de proficiência do Ceará. Em 2009, era 142,5.

Jornal O POVO Bruno de Castro
brunobrito@opovo.com.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO O 1º DEBATE POLÍTICO DE ALCÂNTARAS

Confirmado para o próximo sábado dia 28 de maio no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTR de Alcântaras, o 1º Debate Político de Alcântaras, promovido pelo Sindicado dos Servidores Públicos de Alcantaras - SINDICAN, Entidade Cooperativista Sustentável - ECOS, e a Rede de Juventude para a Cidadania - RJC.

Dos três candidatos que disputam as eleições suplementares de Alcântaras, marcada para o próximo dia 05 de junho, apenas dois candidatos aceitaram participar do encontro que visa promover esclarecimentos, propostas, idéias e projetos para o município de Alcântaras, além de fortalecer a democracia no município. Charlys Meneses - PSOL, e Antônio Marcos - PRP estarão defendendo suas principais propostas e plano de governo a partir das 14h.

As pessoas que não estiverem presentes aos local, poderão escutar ao vivo através da Rádio Bela Vista FM, ou ainda pela a internet, aqui nesta página ou ainda no blogalcantaras.com.br

Mais informações a qualquer momento.

GRENDENE COMPLETA 18 ANOS EM SOBRAL

Neste ano de 2011, a Grendene celebra 40 anos de fundação, 21 anos da instalação de sua primeira unidade fabril no Ceará e 18 anos da instalação de sua primeira unidade em Sobral.
Em 1990, a Grendene chegou a Fortaleza instalando a primeira unidade fabril no estado do Ceará, denominada Grendene do Nordeste S.A., com capacidade anual de produção de 5 milhões de pares. Três anos depois, em 1993, inaugurou uma unidade no município de Sobral que passou a se denominar Grendene Sobral S.A. A partir daí, grandes mudanças ocorreram na vida dos sobralenses. O desenvolvimento da cidade de Sobral e de seus habitantes vem se transformando com a forte contribuição da Grendene, gerando o principal ativo circulante através da massa salarial injetada na base da pirâmide social, além do aumento da arrecadação nas três esferas governamentais.

Com o nome de Grendene S/A desde 2003 e com Matriz em Sobral, a companhia é hoje uma das maiores produtoras mundiais de calçados e líder em vários segmentos no mercado brasileiro. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados.

Totalmente verticalizada, a partir de matrizaria e fábricas próprias, com uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não-tradicionais em todo o território nacional e no exterior.

A empresa é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Rider, Grendha, Ilhabela, Ipanema Gisele Bündchen, Ipanema, Zaxy, Grendene Kids e Grendene Baby. Atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infantojuvenil.

Os números desta evolução serão apresentados para os colaboradores de Sobral no dia 27 de maio, data em que a empresa inaugurou sua primeira fábrica na cidade. Estas e outras informações sobre o desempenho da Grendene em Sobral serão divulgadas na primeira quinzena de junho por ocasião da publicação local do Relatório Socioambiental - 2010.

Ter a Grendene em Sobral é motivo de orgulho para aqueles que acreditam no desenvolvimento da cidade e do Ceará. Parabéns a todos – colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e sociedade – que contribuíram com esta história de sucesso!

Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

ALCÂNTARAS PROMOVERÁ A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Saúde de Alcântaras promoverão a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Alcântaras, com o TEMA: Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Políticas Públicas, patrimônio do povo Brasileiro. 

O evento será realizado no dia 26 de maio no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das 8:00 hs às 16:00, e estão sendo esperados para participarem representantes de vários seguimentos da sociedade, além de todos os profissionais envolvidos no sistema de trabalho da saúde publica no município, inclusive com a presenta de técnicos estaduais (SESA). 

Para a Secretaria de Saúde de Alcântaras, a participação de todos os envolvidos, além da sociedade, é de grande importância.

"Venha construir conosco o maior sistema de saúde pública do mundo."

 Mais informações na Secretaria de Saúde de Alcântaras, Praça Gregório Cunha SN, Bela Vista, ou pelo telefone: (88) 3640 1033

Imagem: Blog da Saúde de Araxá (MG)

terça-feira, 24 de maio de 2011

NÚMERO DE ELEITORES CRESCE NO CEARÁ

Eusébio, Alcântaras, Aquiraz e Pacajús, foram os municípios que registraram maior crescimento no eleitorado de outubro de 2010, até abril de 2011. Confira:

O eleitorado cearense continua crescendo, mesmo com o cancelamento de 51.280 títulos de eleitores que deixaram de votar e não justificaram a ausência nos três últimos pleitos. O cancelamento foi anunciado, no início deste mês, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar do crescimento registrado no total de eleitores do Estado, 127 municípios cearenses permanecem com o eleitorado inferior ao que estava apto a votar nas eleições gerais realizadas no ano passado, em função do enxugamento do cadastro. Em 56 municípios houve crescimento e em apenas um, Santa Quitéria, o eleitorado permanece o mesmo das eleições de 2010. Isso é o que revelam os dados divulgados pelo TSE em sua página na Internet.

Os municípios cearenses que registraram maior crescimento no eleitorado de outubro de 2010, data em que foi realizado o último pleito, até abril de 2011, quando foi concluído o levantamento para a exclusão dos faltosos, são os seguintes: Eusébio, com um crescimento de 2,33% do seu eleitorado; Alcântaras e Aquiraz, com uma evolução da ordem de 1,723% cada, e Pacajus, que registrou um crescimento de 1,351%.

Em outubro de 2010, estavam aptos a votar em todo o Estado 5.881.584 eleitores. No início deste mês, o TSE fez o cruzamento das informações para excluir quem deixou de votar nos três últimos pleitos consecutivos e não justificou a ausência.

Eleições

Esse procedimento é feito sempre em ano posterior à realização de eleições e, em 2011, foram cancelados 51.280 títulos de eleitores do Ceará. O eleitorado cearense, no dia 5 de maio de 2011, era menor que no dia três de outubro de 2010. Porém, com a atualização que é feita diariamente, 15 dias após a divulgação do cancelamento, o Estado já apresenta um quadro de evolução no seu eleitorado, saindo de 5.881.884, em outubro de 2010, para 5.890.755 eleitores, no dia 21 de maio de 2011, conforme consulta realizada pelo Diário do Nordeste na página do TSE na internet.

Em Fortaleza, o eleitorado passou de 1.558.731 para 1.567.452, nos últimos seis meses. Na capital foram cancelados 18 mil de eleitores.


Foto: campanha das eleições suplementares de Alcântaras,  maio-2011

UM BELO FENÔMENO DA NATUREZA!

Quando a chuva não pede licença ao sol, o fenômeno natural do "arco-íris" muito comum nas serras do sítio Pau Ferrado próximo ao perímetro urbano de Alcântaras. Este registrado no local chamado sitio Nazaré às 16:30 da tarde de segunda-feira 23/05.

O casamento da Raposa

Dona raposa ia se casar e o rei leão, querendo lhe dar um presente especial, perguntou:
- Dona raposa, no dia do seu casamento, o que deseja ganhar: sol ou chuva? O sol favorecerá os festejos, mas a chuva em dia de núpcias trará felicidade...
Dona raposa ficou pensativa. Ou casaria em um bonito dia de sol e todos os bichos viriam festejá-la, ou teria chuva e lama, mas a promessa de felicidade...
O rei leão esperava impaciente a resposta:
- Sol ou chuva, dona raposa?
A raposa esperta, respondeu:
- Quero sol e quero chuva. Quero festa e quero felicidade.
O rei leão fez-lhe a vontade.
No dia do casamento o sol brilhou no céu claro e todos os bichos compareceram.
Mas, na hora do “sim”, começou a cair uma chuva fraca e um lindo arco-íris enfeitou o céu.
A bicharada exclamou assombrada:
- Sol e chuva?
Dona raposa, sorridente, respondeu, piscando agradecida para o rei leão:
- Sim, amigos! Sol para a festa, chuva para a felicidade.

Adaptado do livro “Nossas Lendas”, Nair Starling – Ed. Paulo de Azevedo Ltda. de 1957.

Por Sylvia Mäder - sy.m@superig.com.br

SECRETARIAS DE AÇÃO SOCIAL E CULTURA DE ALCÂNTARAS DESENVOLVEM O "PROJETO RECICLARTE" COM CURSO DE RECICLAGEM

O curso foi desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Ação Social com a Secretaria de Cultura de Alcântaras. O prejeto reciclarte teve como público alvo às monitoras da 3ª idade do município, além de incentivar o reuso de objetos descartados, o projeto também desperta ou desenvolve as habilidades artísticas.

O curso foi realizado em 10 oficinas e terminou na última sexta-feira 20 de maio. Os materiais reutilizados foram litros de vidros, caixas longa vida, garrafas pet, caixas e outros, onde foram produzidas peças tipo pufes, decorativas, bolsas, caixa de presentes, quadros vivos e etc.

A exposição das peças produzidas no curso, aconteceu no domingo 22/05 em frente a Igreja Vicentina, o local escolhido vem em encontro com a Campanha da Fraternidade 2011, que trata da causa do meio ambiente.

Para que fosse possível a realização do projeto, a Secretaria de Ação Social doou o material necessário, e a Secretaria de Cultura entrou com o espaço além de ceder a orientadora Edilene Angelo, que também é coordenadora da Biblioteca Municipal; segundo ela outras exposições acontecerão em outros locais da cidade, para a Secretaria de Ação Social, Vanderlí Freire, a próximo passo é estender o projeto diretamente para os idosos do "Grupo Alegria de Viver."
Oficina em área externa da Biblioteca Municipal
Exposição em frente a Igreja São Vicente de Paulo

segunda-feira, 23 de maio de 2011

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2011

Já estão abertas desde esta segunda-feira 23 de maio e segue até o dia 10 de junho, as inscrições para o Exame do Ensino Médio - ENEM 2001.

Você pode visitar o site do INEP  http://enem.inep.gov.br/ um espaço criado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de inscrição do Enem. Ao todo são 8 passos com dicas e instruções para fazer sua inscrição entre os dias 23/05 e 10/06. Pelo site, também será possível acompanhar o andamento da sua inscrição e saber detalhes desta edição do Exame.

Se preferir pode ir direto no sistema para realizar a sua inscrição http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. Neste ano as provas do Enem ocorrerão nos dias 23 e 23 de outubro. A taxa de inscrição para participar do ENEM 2011 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). No entanto, estão isentos do pagamento da taxa:

Automaticamente: Alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais);

Mediante Declaração de Carência: Demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo Inep.

BRIGA NA SERRA: POLÍTICOS DE MERUOCA EMPENHADOS NA CAMPANHA DE ALCÂNTARAS

João Coutinho ao lado dos irmãos Eliésio e Fonteles

O Fogo cruzado na serra começa a desgastar o governo petista de Meruoca, tudo motivado pela eleição suplementar para prefeito de Alcântaras. O .criador João Coutinho (PT) e seu sucessor Fonteles (PT) em Meruoca estão empenhadíssimos na candidatura do irmão Eliésio Fonteles (PSB) que briga pela prefeitura de Alcântaras contra o prefeito tampão, Antonio Marcos (PRP).

Setores da mídia sobralense, que prestam serviço as duas prefeituras estão acusando o ex e o atual prefeito petista - João e Fonteles – de utilização da máquina administrativa de Meruoca em prol da candidatura socialista de Alcântaras.

Mais informações no Sobral de Prima

Com isso, o PRB nas pessoas da Professora Érica e do ex-deputado Oman Carneiro vai ganhando ainda mais a simpatia do PRP de Alcântaras.

Meruoca, a palavra mais falada no comício de sábado!

"Alcântaras se livrou politicamente de vez do município de Meruoca em 1957, por isso não sou de acordo da hipótese de o povo de Alcântaras passar a se "espelhar" no município "primogênito" e com todo o respeito aos amigos que tenho lá, não quero que Alcântaras se transforme em uma Meruoca, pois tem mais de 300 anos de história todos eles até hoje dominados por outros municípios, além do mais, é um dos municípios mais pequenos do Ceará, além de pequeno "maquiado", todos sabem que a pobreza lá é maior, definitivamente não serve como modelo.

Não entendam como um comentário político, quem me conhece sabe que sempre tive essa opinião. Que Alcântaras continue sendo Alcântaras"!

ACIDENTE DE MOTO, TIRA A VIDA DE MAIS UM JOVEM EM ALCÂNTARAS

Jeferson da Silva Costa Lino (17) sofreu um acidente de moto na CE-241 no trecho do sítio Bom Fim, próximo a curva do Zé Arara na zona rural de Alcântaras

Ao cair de moto, depois de sofrer uma forte batida da cabeça, não resistiu, ainda chegou a ser socorrido no local pela equipe de saúde do município que chegou logo o corrido no início da noite de sábado 21 /05.

Por conta das eleições suplementares do município de Alcântaras, no sábado 21 de maio, houve um grande fluxo de veículos nas estradas de Alcântaras. A causa do acidente pode ter sido a combinação perigosa de álcool e direção

Jeferson morava na cidade de Alcântaras, era jovem de muitos amigos e com certeza deixou muita saudades, especialmente nas comunidades de sitio Belém e São Bento, onde convivia diariamente.


PARTIDO PROGRESSISTA (PP) DO CEARÁ REALIZA CONVENÇÃO ESTADUAL

O Partido Progressista (PP), reelegeu o Deputado Federal Pe. José Linhares por mais dois anos à Presidência do Diretório Regional. o Deputado está deste 1993 no comando da agremiação partidária.

A Convenção Estadual do Partido Progressista – PP aconteceu no último dia 21 de maio, no Amuarama Hotel em Fortaleza, em ambiente amigável e tranquilo, para eleição do Diretório e da Comissão Executiva Estadual do Partido Progressista do Ceará.

Ao final do encontro, encerrado às 15 horas, o escrutínio da urna apontou a reeleição do Deputado Federal Pe. José Linhares Ponte à Presidência do Diretório Regional da agremiação, por 175 favoráveis e 1 voto nulo e a chapa da Comissão Executiva Estadual recebeu 70 votos unânimes consagrando o Padre Zé como Presidente para os próximos dois anos.

Rememorando: O Padre Zé assumiu a Presidência Estadual do Partido Progressista-PP do Ceará no ano de 1993, estando à frente da agremiação desde então.
 
Comissão Executiva Estadual do PP Eleita em 21/05/2011
Presidente
Deputado José Linhares Ponte
 
 Primeiro Vice - Presidente
Deputado Eugenio Rabelo
 
Segundo Vice-Presidente
Francisco das Chagas Alcântara Macedo    
 
Terceiro Vice-Presidente
Carlos Maurício Jaborandy de Matos
 
Secretário Geral
Antônio Gonzaga do Vale
 
Primeira Secretária
Maria das Graças Albuquerque
 
Segundo Secretário
José Tupinambá Ponte Vasconcelos
 
Tesoureiro Geral
Raimundo Oswaldo Rangel Duarte
 
Primeiro Tesoureiro
Leiria de Andrade Neto
 
Segundo Tesoureiro
Manoel Gentil Porto Neto

 ü Vogais
01- Sérgio José Melo Neves
02- Antônia Mendes Parente Carvalho
03- Alex Sanford Rangel Xerez
04- Francisco Linhares da Ponte           
05- Alice Áurea de Rezende Melo Neves
06- Nelta Albuquerque Gurgel
07-Mariana Mendes Parente Carvalho
08-Tasso Pinheiro Rabelo
09- Mário César Lima Parente
10- Maria do Carmo Lima Rangel
11- Audízio Ribeiro de Alencar Filho
Líder da Bancada na Assembléia Legislativa:

ü Suplentes de Vogais
01-Oswaldo Rangel Duarte Filho
02-Ana Laura Albuquerque Cidrão
03-Stênio Régis Milhomem Vasconcelos
04-Maria do Livramento Teodoro
05- Adriana Linhares Martins
06-Maria Isabel Andrade Sousa
07-Maria Amélia Lopes Ponte
08- Márcio Alves Bezerra
09- Maria Lindalva Rabelo Bezerra
10- Domingos Sávio Araujo Carvalho11- Felipe Rabelo

Por José Lúcio Ribeiro

domingo, 22 de maio de 2011

INCOERÊNCIA IDEOLÓGICA - COLIGAÇÃO DE ELIÉSIO SE RECUSA A PARTICIPAR DE DEBATE

Coligação Justiça e Liberdade rejeita participação em debate político. O motivo seria pouca prática com microfone e desenvoltura argumentativa. O candidato do PSB tem até às 10:15m da manhã deste domingo(22.05) para voltar atrás.

Leia mais, texto Francisco Freire, extraído do Portal Jovem

 A Coligação formada pela aliança partidária do PMDB, PT e PSB de Alcântaras cujo lançou  Eliésio Fonteles  como  candidato a Prefeito para as Eleições Suplementares de Alcântaras -2011 confirmou na manhã de ontem (21.05) que não irá participar do Debate eleitoral a ser realizado próximo dia 28 de maio.

As informações são da Comissão Organizadora do 1º Debate Político de Alcântaras, que  enviou pela segunda vez oficio de convite ao referido candidato que, esteve ausente na reunião prévia do Debate ocorrida na última sexta-feira ( 20 de maio) e pela qual não encaminhou nenhuma assessoria de campanha.

Porém segundo informações apuradas pela equipe do Portal Jovem na noite de ontem (20 de maio) o candidato Eliésio  Fonteles informou que não teria comparecido a  reunião devido a outros compromissos e, que teria encaminhado um assessor - Sr. José Roberto, entretanto desconhecia o motivo pela qual o mesmo não teria participado do encontro. Eliésio também afirmou que faria o possível para estar presente no Debate a ocorrer dia 28.05.2011. 

Porém foi também na noite desta sexta-feira que em conversa (via orkut) com um dos apoiadores da campanha, nossa equipe tomou conhecimento que Eliésio não participaria do 1º Debate Eleitoral de Alcântaras a critério da coligação e que supostamente haveria recebido conselhos de seu advogado em omitir-se do evento, devido a pouca prática com microfone e desenvoltura argumentativa.

Situação que reflete a contradição de ideias e deixa a população alheia aos reais objetivos e propostas do candidato uma vez que este nega sua participação em um evento histórico, na qual visa única e exclusivamente a exposição de ideias, de trabalho e propostas para a melhoria da vida do povo, além de garantir aos concorrentes a oportunidade de questionar uns aos outros evidenciando as verdadeiras ideologias de cada candidato, excluindo assim boatos, picuinhas e informações não verídicas comentadas na cidade.

O Debate propõe a população alcantarense a evolução da campanha política, uma vez que esta  vira o centro das atenções com um foco comum: o povo, deixando de lado o discurso ensaiado, as criticas decoradas, a "fobia" dos eleitores e muitas propostas que apenas preenchem os planos de governo,  ao mesmo tempo que revela  a segurança, coerência e o comprometimento de cada  candidato que ao aceitar participar do evento permitem a população avalia-los de forma mais clara e ampla, garantindo assim a oportunidade da população exercer conscientemente a verdadeira democracia em busca de uma cidade melhor.

Apesar de ter negado a participação no Debate, a Coligação Justiça e Liberdade têm por direito  retroceder sua decisão em até 24 horas após o recebimento do ofício, ficando portanto aberto este período até as 10:15m da manhã deste domingo(22.05), conforme acertado pela Comissão Organizadora do Debate e expresso no referido documento que foi enviado.

CONCURSO PÚBLICO PARA A PREFEITURA DE COREAÚ: VEJA O QUADRO DE VAGAS DISPONÍVEIS

Já é certo o concurso público para o preenchimento de vagas na Prefeitura Municipal de Coreaú. As vagas são na área da Educação, Administração, Agricultura, Cultura e Saúde. Veja o quadro  de vagas disponíveis.

Vagas disponíveis na Educação

Auxiliar de Serviço: 09
Cozinheira: 12
Vigia: 18
Nutricionista: 01
Educação Infantil: 14
Fundamental I: 14
Fundamental II: 21
Laboratório de Informática: 18

Obs. Ainda falta uma parte no que diz respeito a área por disciplina.

Administração, Agricultura e Cultura

Agente administrativo: 03
Auxiliar de Serviço: 03
Vigia: 03
Motorista Categoria "D": 06
Motorista Categoria "B": 03
Clarinete: 03
Saxofone Alto:01
Bombardino: 01
Tuba: 01
Bateria: 01
Percussão: 01

Secretária Municipal de Saúde

Médico: 08
Enfermeiro: 05
Psicólogo: 01
Médico Psiquiatra: 01
Odontólogo: 04
Fisioterapeuta: 01
Fonaudiólogo: 01
Veterinário: 01
Farmacéutico: 01
Nutricionista: 02
Atendente: 09
Técnico Higiene Dental (TDH): 05
Técnico de Radiologia: 01
Auxiliar de Enfermagem: 06
Maqueiro: 01
Motorista Categoria "D": 10
Auxiliar de Serviço: 10
Cozinheira: 05
Vigia: 12

Esta é só a tabela do quadro de vagas, o Edital sai em breve.  Mais Detalhes em breve. Com todas as colocações.

Todas informações são do Blog RM no Foco

Foto: Praça da Matriz de Coreaú, do Picasaweb.google.com


Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores