sábado, 22 de setembro de 2012

AGENDA DA COLIGAÇÃO "ALCÂNTARAS LEVADA A SÉRIO" PARA ESTE SÁBADO 22/09

A Coligação "Alcântaras Levada a Sério" que tem como candidato a Prefeito de Alcântaras João Lira, e a vice-prefeita Toinha Sergino - 55, além dos candidatos a vereadores e lideranças da coligação, realizam comício hoje no Centro de Alcântaras.

A concentração acontece a partir das 17:00 hs, no sítio Bom Fim, e de lá saem em carreata para a cidade e caminhada para o centro, local onde os candidatos apresentarão suas propostas de campanha.

Os últimos

O último evento da Coligação "Alcântaras de Paz e Progresso" com Eliésio Fonteles e Joaquim do Quinca - 40, realizou comício ontem dia 21/09 no distrito de Ventura.

Já a Coligação "Alcântaras Levada a Sério", realizou  Terreiro Alegre na última quinta-feira 20/09 no sítio Santa Bárbara.

O QUE ACONTECEU NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA: "TOMA LÁ DA CÁ" DA POLÍTICA ALCANTARENSE

Em sessão ocorrida nesta sexta-feira, 21, no Legislativo Municipal de Alcântaras vereadores da oposição criticam colegas por se ausentarem do recinto poucos minutos após a abertura da reunião. Vereadores Manoel Alquerque - PSB, Cleuvilândia Menezes - PT, e Reges do Bom Fim - PMDB se abstiveram da votação do Projeto de Lei 15/2012 que autoriza a realização de seleção simplificada para Agentes de Cidadania para o município de Alcântaras.

Nesta sessão onde cinco dos seis vereadores da oposição fizeram uso da tribuna sendo eles: Zé do João Luís, Antônia Sergino, José Maurício, Tony do Matias e Antônio Marcos, muitas críticas foram feitas aos vereadores da bancada de situação por não participarem da votação de projetos de Lei que estariam em pauta, alem disso os vereadores presentes questionaram o poder executivo sobre as péssimas condições de estradas vicinais, falta de medicamentos, pagamentos a profissionais falecidos, não conclusão de obras da gestão anterior e ate a não visita  do prefeito a casa de munícipes para a apresentação de suas propostas neste período eleitoral.

A Sessão que durou aproximadamente 50 minutos ainda aprovou o Projeto de Lei 15/2012 que autoriza a realização de seleção simplificada para agentes de cidadania, criticando os vereadores Manoel Albuquerque e Cleuvilândia por não  participarem da votação. Ainda segundo o presidente da casa os vereadores ausentes que apoiaram badernas ( fazendo referencia a manifestação do PL das casas populares) teriam dado as costas ao povo nesta seção por não participarem do debate e votação do PL do Pró- Cidadania refletindo assim "quem seria quem".

A Sessão que terminou as 20:03m mas uma vez não comentou o fato do Legislativo ter fechado as portas para o povo durante a manifestação popular e nem pôs o PL 12/2012 em votação alegando que seria necessário um processo licitatório. Os vereadores presentes também não responderam as provocações do Conselho Municipal de Habitação feito em um programa de radio a doze dias atrás. Do blog ( Portal Jovem).

Os vereadores classificaram o uso do protesto sobre a aprovação do PL das casas como uma forma de fazer política contra os atuais vereadores da oposição. Assim também como as demais ações, o uso de funcionários públicos no protesto; entre eles secretários, sub-secretários municipais e diretores de secretarias, e a "visita" a Rádio Bela Vista FM.

A Câmara decidiu que só irá discutir e aprovar o PL das casas logo após a prefeitura enviar o documento dos convênios das casas, que foi solicitado pela Câmara a Prefeitura, e ainda não houve retorno.

Com Post original do Portal Jovem.

QUIXERAMOBIM-CE: CRIANÇA DE SEIS ANOS MORRE AFOGADA EM OBRA DO SANEAMENTO


Familiares pretendem processar empresa responsável pela execução da obra. Não havia sinalização. 

Uma tragédia abalou os moradores do bairro Vila União, na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, no final da tarde desta sexta-feira, 21. Uma criança morreu ao cair em um bueiro.

A criança estava brincando quando caiu em uma vala da rede de saneamento que esta sendo realizada naquele local pela empresa de Cosampa. A criança foi socorrida por populares, mas deu entrada no Dr. Pontes Neto sem vida. Moradores ficaram revoltados com a negligência e a demora da obra.

Raimundo Eduardo Cândido de Sousa, tinha apenas 06 anos de idade, ele residia no bairro Vila Betânia. Populares afirmaram a nossa reportagem que algumas crianças se encontravam brincando próximo ao local quando Eduardo escorregou.
A polícia suspeita que a causa da morte tenha sido afogamento pelo grande volume de água. O corpo da criança foi encaminhada para o Instituto Médico Legal de Quixeramobim.

Fonte: Revista Central (Via Camocim Polícia24hs)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AGENDA DA COLIGAÇÃO "ALCÂNTARAS DE PAZ E PROGRESSO" PARA ESTA SEXTA-FEIRA DIA 21/09


Os candidatos a Prefeito e vice-prefeito de Alcântaras Eliésio e Joaquim - 40, além dos candidatos a vereadores e lideranças, realizam Comício hoje no distrito de Ventura.

A concentração acontece a partir das 19:00 hs, na Praça Gregório Cunha no Bairro Bela Vista, e de lá saem em carreata até o distrito de Ventura, onde os candidatos apresentarão suas propostas de campanha.

Os últimos

O último evento político da Coligação "Alcântaras Levada a Sério", foi o Terreiro Alegre realizado ontem quinta-feira 20/09 no sítio Santa Bárbara.

Já a Coligação "Alcântaras de Paz e Progresso" com Eliésio e Joaquim - 40, realizou Terreiro Alegre na última quarta-feira dia 19/09 na localidade de sítio Lanchinha.


AVISO IMPORTANTE: DESVIO DE TRÂNSITO NA AVENIDA JOHN SANFORD EM SOBRAL NOS DIAS 22 E 29 DE SETEMBRO


A Secretaria da Cidadania e Segurança de Sobral, Coordenadoria de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) alerta para o desvio de trânsito na Avenida John Sanford nos dias 22 e 29 de setembro.

A Secretaria da Cidadania e Segurança de Sobral informa que, nos dias 22 e 29 de setembro, haverá interdição temporária da Avenida John Sanford, entre as avenidas João Frederico Gomes e Cleto Ponte (CE 440). O tráfego no sentido Centro – Meruoca e Meruoca – Centro será feito pela Avenida do Contorno e pela Avenida Cleto Ponte, que já possui condições de trafegabilidade, embora ainda esteja em obras, o que exige cuidado e atenção de motoristas à sinalização e ao limite de velocidade na via.

Para obter mais informações a Coordenadoria de Trânsito e Transportes Urbanos do Município (CTTU) atende pelo telefone (88)3614-8812.

A Secretaria da Cidadania e Segurança de Sobral conta com a compreensão de todos. Obrigado.

Jorge Vasconcelos Trindade 
Secretário da Cidadania e Segurança do Município 

Fábio de Melo Magalhães | CE 01806 JP
Assessor de Comunicação | Prefeitura de Sobral
(88) 3677-1175 | (88) 8812-2246

ELEIÇÕES EM ALCÂNTARAS: COLIGAÇÕES DISCUTEM AS REGRAS PARA O DEBATE ELEITORAL 2012


Aconteceu na tarde de ontem (20/09), no Centro de Recreação Santa Terezinha, um encontro com a coordenação do Debate Eleitoral 2012, em Alcântaras. Cujo encontro tinha a finalidade principal em discutir as regras e assinatura do Termo de Compromisso.

O encontro fora coordenado pela Pastoral da Juventude de Alcântaras, instituição que estará promovendo o Debate e contou com a presença da duas coligações que pleiteiam as vagas disponível para os cargos em disputa.

Da Coligação Alcântaras levada a sério, o próprio candidato a Prefeito João Lira, esteve presente munido de seus assessores, que ao final assinou o Termo de Compromisso.

Da Coligação Alcântaras de Paz e Progresso, o candidato a prefeito Eliésio não compareceu porém mandou sua assessoria que se responsabilizou e garantiu de que durante o dia de hoje, também assinará o Termo de Compromisso para participar do Debate.

O Debate Eleitora 2012, está previsto para o último domingo que antecede às Eleições, portanto dia 30 de setembro e deverá ser transmitido pela Bela Vista FM e áudio e vídeo em blogs locais.

Fonte: Blog Alcântaras com informações Blog da Paróquia de Alcântaras

ELEIÇÃO EM MARACANAÚ: CAMURÇA É LÍDER NA PESQUISA IBOPE



Apenas dois candidatos, segundo os números apresentados, estão despertando as atenções do eleitorado

José Firmo Camurça Neto se as eleições municipais fossem hoje seria eleito prefeito do Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, segundo pesquisa do Ibope realizada entre os dias 17 e 18 deste mês, para o Diário do Nordeste, quando ouviu um total de 406 eleitores. Firmo Camurça tem a preferência de mais da metade dos eleitores daquela cidade.

Em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, quatro candidatos disputam a Prefeitura: Ciro Augusto Mota Matias, ou Ciro Augusto, apresentado pelo PSOL na Coligação Esquerda Socialista Construindo o Poder Popular; José Firmo Camurça Neto, ou Firmo Camurça, candidato do PR na Coligação Maracanaú Quem Te Viu, Quem Te Vê; Júlio César Costa Lima, ou Júlio César, indicado pelo PSD na Coligação Maracanaú De volta Para o Povo e Sérgio Sobreira de Moraes, ou Sérgio Moraes, representando o PRTB na Coligação Maracanaú Em Boas Mãos.

A pesquisa, realizada com eleitores maiores de 16 anos, teve como objetivo levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos, O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional eleitoral.

Números

Na parte estimulada da pesquisa, quando os entrevistadores do Ibope perguntam a cada um dos eleitores em quem votaria para prefeito, mostrando a relação dos candidatos, Ciro Augusto aparece com 0%, Firmo Camurça com 58% das intenções de voto, Júlio César com 32% e Sérgio Moraes aparece com 1%.

Na segunda parte, quando a mesma pergunta é feito ao eleitor, sem no entanto ser apresentado nomes de candidatos, Ciro Augusto permanece com o 0%, Firmo Camurça tem 52%, Júlio César ficou com 25% e Sérgio Moraes apareceu com 1%. Outros nomes apontados somaram 1%, diz o relatório do Ibope.

Rejeição

De todos os votos válidos, ao fim da apuração, segundo o relatório do Ibope, se as eleições fossem hoje o candidato Firmo Camurça ganharia a disputa com um percentual de 64% contra 34% dados a Júlio César, 2% de Sérgio Moraes e 1% a Ciro Augusto. Os votos válidos são calculados descontando-se os votos em branco e os votos nulos. O total superior a 100% é em razão dos arredondamentos.

Os entrevistadores também perguntaram aos eleitores de Maracanaú em quem eles não votariam de jeito nenhum e 30% apontaram o candidato Ciro Augusto, 20% citaram Firmo Camurça, 45% indicaram Júlio César, 29% disseram ser Sérgio Moraes. 5% responderam que poderiam votar em todos.

Um total de 26% dos eleitores de Maracanaú disseram estar muito interessados na disputa municipal deste ano. 31% têm interesse médio, 29% pouco interesse e 14% nenhum interesse. O modelo de amostragem utilizado na pesquisa é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os conglomerados: setores censitários com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas variáveis.

As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratada pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Mais detalhes da Pesquisa Ibope Maracanaú no Diário do Nordeste AQUI.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CANDIDATOS A PREFEITO DE SOBRAL SE ENFRENTAM EM DEBATE PROMOVIDO PELA "TV DN"


Educação, transporte e segurança dominam debate dos candidatos à Prefeitura de Sobral. Segundo colocado nas pesquisas eleitorais Dr. Guimarães - PV, não participou do debate.

Três dos quatro candidatos à Prefeitura de Sobral estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (20) nos estúdios da TV DN, a webtv do Diário do Nordeste, para debaterem seus planos para governar a cidade da Região Norte. Dentre os temas abordados, educação, segurança e transporte público dominaram as falas de Marco Prado (PSDB), Professor Osvaldo (PSOL) e Veveu (PT). O candidato Dr. Guimarães (PV) comunicou minutos antes do início do debate que não seria possível comparecer ao evento.

O Candidato Marco Prado (PSDB) defendeu apoio ao Guarany de Sobral. Professor Osvaldo (Psol) optou por atacar a atual gestão. E o atual prefeito Veveu (PT) afirmou querer dar continuidade ao trabalho que desenvolve.

Confira tudo o que aconteceu no segundo debate dos prefeituráveis do município de Sobral clicando AQUI.

O ADEUS A ESPEDITA FREIRE

1923 - 2012

No geral, Espedita Caetano era a segunda da família e a primeira das filhas do casal Antônio Guilherme de Alcântara e Ermilinda Freire Alcântara (Caetano). Gerou uma grande família e por isso faz parte de um grupo das grandes matriarcas alcantarenses.

Seu corpo foi sepultado hoje 20/09 no Cemitério São José em Alcântaras. 

Descanse em Paz!

Sobre os "Freire Alcântara Caetano" clique AQUI ou AQUI.

AGENDA DO CANDIDATO A PREFEITO DE ALCÂNTARAS JOÃO LIRA, PARA ESTA QUINTA-FEIRA 20/09

O candidato a Prefeito de Alcântaras João Lira, a candidata a vice-prefeita Toinha Sergino - 55, os candidatos a vereadores, e demais lideranças da coligação Alcântaras Levada a Sério, realizam Terreiro Alegre hoje no localidade de Santa Bárbara.

A concentração acontece a partir das 17:00hs no centro de Alcântaras, e logo em seguida seguem em carreata rumo a localidade de Santa Bárbara para apresentarem suas propostas do plano de governo.

Os últimos

O último evento da Coligação "Alcântaras de Paz e Progresso" com Eliésio e Joaquim - 40, aconteceu ontem quarta-feira 19/09 na localidade de sítio Lanchinha.

Já a Coligação "Alcântaras Levada a Sério" com João Lira e Toinha - 55, realizou comício no último domingo dia 15/09 no distrito de Ventura.

61 MUNICÍPIOS DO CEARÁ TÊM SOMENTE UMA OPÇÃO DE TELEFONIA CELULAR


Clique na imagem para melhor visualizar a lista completa

Dos 184 municípios cearenses, 61 possuem somente uma operadora de telefonia móvel. Isto é, 33% das cidades do estado só podem escolher entre Oi, TIM, Vivo ou Claro para realizar ligações de celulares. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ao todo, 29 municípios possuem somente a operadora Claro, como Palmácia, Caridade e Frecheirinha; 18 somente a TIM, como Milhã, Monsenhor Tabosa e Solonópole; oito somente a Oi, como General Sampaio, Penaforte e Baixio; seis somente a Vivo, como Cariré, Itatira e Jardim.

Reportagem complete na Jangadeiro Online

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CONTRIBUA COM O DEBATE POLÍTICO DE ALCÂNTARAS E ENVIE SUAS PERGUNTAS PARA A PASTORAL DA JUVENTUDE

O Debate Político de Alcântaras, será promovido pela Patoral da Juventude de Alcântaras.

Site da Paróquia de Alcântaras

AGENDA DO CANDIDATO ELIÉSIO FONTELES PARA ESTA QUARTA-FEIRA DIA 19/09


Os candidatos a Prefeito e vice-prefeito de Alcântaras Eliésio e Joaquim - 40, além dos candidatos a vereadores e lideranças, realizam Terreiro Alegre hoje na localidade de sítio Lanchinha.

A concentração acontece a partir das 17:00 hs, na Praça Gregório Cunha no Bairro Bela Vista, e de lá saem em carreata até a localidade de Lanchina, onde os candidatos apresentarão suas propostas de campanha.

Os últimos

O último evento político da Coligação "Alcântaras Levada a Sério", foi o Comício realizado no último domingo dia 16/09 no distrito de Ventura.

Já a Coligação "Alcântaras de Paz e Progresso" com Eliésio e Joaquim - 40, realizou Terreiro Alegre no último sábado 13/09 no povoado de Rosápoles.

O PRIMEIRO DEBATE POLÍTICO DE SOBRAL


A NordesTv realizou no final da noite de ontem (18) um inédito debate entre os candidatos à prefeitura de Sobral. Com a participação de todos os quatro candidatos: Osvado Aguiar (PSOL); Veveu Arruda (PT); Dr. Guimarães (PV) e Marco Prado (PSDB). 

Em cinco blocos e contando com diferentes temas, foi possível o eleitorado ter uma ideia do perfil de cada um. Inicialmente a TV que convidou setores da imprensa, além de convidados VIPs, erroneamente queria colocar seus convidados em uma área “nada vip”, retificando o erro logo quando da chegada da imprensa sobralense. Mas, em se tratando do Debate que teve como mediadora, a jornalista Katiucia Rios, do lado de fora da Sede da TV, partidários dos candidatos, em sua maioria, do candidato do Partido Verde e do Partido dos Trabalhadores se manifestavam, no intervalo de aplausos e vaias, dependendo do candidato que estava com a palavra. 

A metodologia do Debate teve sua baixa quando da colocação de perguntas gravadas. Todos foram perguntados por qual motivo estavam sendo candidatos, além de responderem sobre assuntos que mesmo sem ser dever do gestor municipal foi tocado, como foi o caso da segurança. Deixaremos a avaliação da performance dos candidatos para os telespectadores e ao público presente, mas podemos constatar que a participação de todos os quatro candidato fortaleceu a democracia e serve para uma melhor escolha, no 07 de outubro.

Fonte: Sobral de Prima

Em Alcântaras, um Debate Político entre os candidatos a Prefeito, está pré-agendado para o dia 30 de setembro. A promoção é da Pastoral de Juventude de Alcântaras com o apoio da Igreja Católica/Paróquia, além de outras entidades. A PJ deverá colocar um Canal na internet, para que o público e eleitores possam assistir "ao vivo" o debate de Alcântaras. 

Mais informações clicando AQUI.

INCÊNDIO NA SERRA DA MERUOCA É APAGADO APÓS SEIS DIAS DE ESFORÇOS

O incêndio que atingiu a Serra da Meruoca foi apagado, após  seis dias de esforços. As chamas começaram na quarta-feira (12), segundo o Corpo de Bombeiros, e rapidamente se alastraram pela vegetação, por causa da umidade baixa, característica da região.

No combate ao incêndio, foram enviados 20 homens do Corpo de Bombeiros e mais 15 homens e dois helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), o que foi fundamental para apagar os principais focos, devido à dificuldade de acesso da região. Dez brigadistas da Guara Municipal de Sobral e 25 brigadistas do Ibama também concentraram esforços para debelar as chamas.

As aeronaves estavam equipadas com um equipamento chamado de Bambi Bucket, que consite em duas bolsas capazes de transportar 545 litros de água, por viagem.

Foto: Lauriberto Braga (Diário do Nordeste)

Leia mais sobre o assunto clicando AQUI.

Sorte pois o incêndio foi com visibilidade para Sobral, se fosse em Alcântaras ou em qualquer outro município, o mundo poderia era se acabar em fogo e que ninguém faria nada.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

UMA IMAGEM TRISTE!

A raposa é um animal bastante perseguido tanto na serra como no sertão, e em questão, em Alcântaras na Serra da Meruoca. O motivo para alguns é a sua esperteza em abocanhar criações de galinhas, mas para esses animais; é apenas a natural sobrevivência. Alguns a matam apenas por maldade, esporte ou ignorância.

"Essa foi fotografada a pouco mais de um mês; e foi a primeira vez que me deparei com um animal desse de perto e tive a oportunidade de observar seus detalhes, embora já morto e com inúmeras perfurações a bala/chumbo pelo seu corpo, especialmente nas patas."

Reino Animalia,
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae

Raposas são animais pertencentes à Família Canidae, assim como os cães, lobos, chacais, coiotes e mabecos. Todos esses animais, geralmente de médio porte, podem viver tanto solitários quanto em grupos, sendo este geralmente um hábito daqueles de tamanho maior.

Os canídeos, considerados os mais antigos carnívoros do planeta, possuem cauda comprida, garras não retráteis, pernas longas, e audição e olfato bem apurados, o que auxilia na caça. No entanto, em casos de escassez, são capazes de se alimentar de vegetais.

Quanto ao ambiente em que são encontrados, é bastante variável: desde regiões muito frias, como é o caso da raposa-do-ártico (Alopex lagopus), a desertos.

Existem 23 espécies de raposas no mundo, distribuídas nos Gêneros Alopex (1), Cerdocyon (1), Dusicyon (1), Otocyon (1), Pseudalopex (6), Urocyon (2) e Vulpes (11).

Destas, somente três são encontradas no Brasil:

- Cerdocyon thous, popularmente conhecida como graxaim-do-mato:
- Pseudalopex gymnocercus, popularmente conhecida como graxaim-do-campo:
- Pseudalopex vetulus, popularmente conhecida como raposa-do-campo:

OBS: Se alguem tiver um conhecimento mais aprofundado sobre qual especie habita nossa região de Alcântaras, extinção ou não, favor enviar comentário ou link, sobre essa especie da foto.

AQUI uma sugestão de pesquisa

QUATRO CONCURSOS NO CEARÁ PARA 340 VAGAS COM SALÁRIOS DE ATÉ R$ 8.400


Quatro concursos estão com inscrições abertas no Ceará, entre Fortaleza e Interior. O prazo de inscrição de dois deles encerra nesta semana. Confira!

Os municípios cearenses de Fortaleza, Chaval e Icapuí estão com inscrições abertas para concursos públicos, totalizando 340 vagas ofertadas. As chances são para todos os níveis de escolaridade, com salários entre R$ 622 e R$ 8.400. Nas cidades do interior, as inscrições terminam nesta semana. Não perca o prazo.

Icapuí

Nesta cidade, o concurso é para a Câmara Municipal, com 48 vagas, sendo 12 vagas efetivas e 36 para formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 646 a R$ 1.200.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro pelo site www.neoexitus.com.br. A taxa é de R$ 60 para nível fundamental e médio e R$ 120 para nível superior.

Chaval

Em Chaval, a 425km de Fortaleza, são 213 vagas para o concurso da Prefeitura. As oportunidades são para nível alfabetizado, fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 8.400.

A inscrição pode ser feita até 21 de setembro, pelo site www.consep-pi.com.br ou na Secretaria de Educação do município, no auditório Margareth Carneiro, localizada na Rua Monsenhor Carneiro, SN – Centro, de 8h às 12 horas e de 14h às 17 horas. As taxas de inscrição variam entre R$ 40 e R$ 90.

IPM

Em Fortaleza, o Instituto de Previdência do Município (IPM) está com 84 vagas efetivas, além de formação de cadastro de reserva. Os salários variam entre R$ 684,20 e R$ 1.523,04.

Entre os cargos ofertados, há vagas para agente administrativo, técnicos em enfermagem, higiene dental e radiologia, além de cadastro reserva para assistente social, cirurgião-dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, administrador e advogado.

As inscrições devem ser realizadas até 10 de outubro no site do Imparh (www.imparh.ce.gov.br).

Imparh

No Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh) são 27 vagas e cadastro reserva para arquiteto, engenheiro civil e técnico em Edificações. Os salários variam entre R$ 673,39 e R$ 918,24. As inscrições devem ser realizadas no site do Imparh, até 14 de outubro.

PESQUISA ELEITORAL IBOPE EM SANTA QUITÉRIA: FABIANO E TOMÁS FIGUEIREDO ESTÃO EMPATADOS


A diferença do primeiro para o segundo colocado, conforme o relatório da pesquisa, é de apenas dois pontos.

Dois candidatos à Prefeitura do Município de Santa Quitéria estão tecnicamente empatados, embora Fabiano Magalhães de Mesquita (Fabiano) esteja dois pontos percentuais à frente do segundo colocado, segundo o relatório do Ibope, em pesquisa realizada naquela localidade entre os dias 14 e 15 de setembro últimos, contratada pela TV Diário, uma das empresas de comunicação integrantes do Sistema Verdes Mares.

Em Santa Quitéria estão disputando a Prefeitura três candidatos: Fabiano Magalhães de Mesquita, registrado na Justiça Eleitoral como Fabiano, representando o PMDB, liderando a Coligação Unidos Por uma Santa Quitéria de Todos. O segundo nome é Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa, registrado como Tomás Figueiredo, apresentado pelo PSDB encabeçando a Coligação Santa Quitéria de Volta ao Trabalho. O terceiro é Francisco das Chagas Magalhães Mesquita, registrado como Chagas Mesquita, indicado pelo PSD à frente da Coligação Santa Quitéria No Rumo Certo.

A pesquisa do Ibope ouviu um total de 301 eleitores, maiores de 16 anos, com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Ela foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

Segundo o relatório do Ibope, na primeira parte da pesquisa, a denominada de estimulada, quando o entrevista apresenta a relação de candidatos a prefeito do Município ao eleitor e pergunta em qual deles ele votará, o resultado indica um empate técnico com ligeira vantagem de dois pontos percentuais entre o primeiro e o segundo colocados. O candidato registrado como Fabiano tem a preferência de 37% dos eleitores da cidade, seguido do postulante Tomás Figueiredo com 35%. O terceiro colocado é Chagas Mesquita com 22% das preferências do eleitorado local. Apenas 1% ficou com o nulo e branco e 4% com o não sabe ou não responderam.

Na segunda parte da pesquisa, chamada de espontânea pelo fato de os entrevistados perguntarem em quem o eleitor votaria para prefeito se a eleição fosse hoje, sem, no entanto, apresentar nomes de candidatos. Chagas Mesquita foi apontado por 18% dos entrevistados, seguido de Tomás Figueiredo com 33% das citações e Fabiano com 36%.

Rejeição

O modelo de amostragem utilizado na pesquisa é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os conglomerados com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida do tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

Após os entrevistadores do Ibope perguntarem aos eleitores em quem votaria para prefeito de Santa Quitéria, tanto com a apresentação da relação de candidatos, quanto sem apresentar nomes de postulantes, foi feita uma terceira indagação que é da rejeição. O entrevistador pergunta ao eleitor em qual candidato ele "não votaria de jeito nenhum".

Nesta parte da pesquisa o líder é Tomás Figueiredo. Ele é rejeitado por 37% dos eleitores. O segundo mais rejeitado, Fabiano, tem 13 pontos percentuais a menos e ficou com 24% de rejeição. O terceiro mais rejeitado é Chagas Mesquita que ficou com 23%. Tecnicamente os dois últimos estão empatados nessa parte da pesquisa. 10% dos eleitores disseram poder votar em todos os candidatos e 12% ficaram com o não sabe ou não responderam, diz o relatório do Ibope.

49% dos eleitores do Município de Santa Quitéria estão muito interessada na campanha eleitoral deste ano. 29% responderam que têm interesse médio, 18% estão com pouco interesse, e apenas 4% responderam não ter nenhum interesse.

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de amostra. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, segundo o relatório final da pesquisa apresentado pelo Ibope.

14% dos eleitores acham que é ótima a administração do atual prefeito Chagas Mesquita, 33% consideram-na boa, 30% dizem ser regular, 5% ruim e 12% acham que é péssima.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

IFCE SOBRAL ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE CURSOS TÉCNICOS


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus de Sobral reabrirá, do dia 24 até o dia 28 de setembro, as inscrições para o Exame de Seleção 2012.2. 

O processo destina-se ao preenchimento de 210 vagas para os cursos técnicos em Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente e Panificação.

As inscrições ocorrerão exclusivamente por meio do site http://qselecao.ifce.edu.br, no qual os candidatos devem preencher formulário de inscrição e imprimir boleto bancário para pagamento de taxa no valor de R$40,00. Serão ofertadas 35 vagas por curso na modalidade subsequente, que é destinada aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio. 

Para oficializar a inscrição, todos os candidatos deverão apresentar o protocolo de inscrição (que é gerado automaticamente pelo site e deve ser impresso pelo candidato) e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (se não isento) na sede do IFCE - Campus de Sobral, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, até o dia 28 de setembro. 

Os candidatos que realizaram suas inscrições no período de 2 a 13 de julho e tiveram seus pedidos deferidos não precisam realizar uma nova inscrição. A lista de candidatos com inscrições já confirmadas está disponível no site Q-seleção. O processo seletivo do IFCE foi retomado após o fim da paralisação dos servidores.

Mais informações pelo telefone (88) 3112.8105.

INCÊNDIO ATINGE SERRA DA MERUOCA


Trabalho do Corpo de Bombeiros começou no quarto dia de incêndio. Terreno íngreme e mata fechada dificultam trabalhos. Segundo moradores, incêndio já dura cinco dias

Um incêndio atinge a Serra da Meruoca, Região Norte do Ceará, há cinco dias e preocupa a população. “Estamos preocupados porque a fumaça vem vindo, vem vindo, se pegar essa mata aqui (próxima as casas) aí cobre todas as nossas casas”, disse a dona de casa Vera Lúcia de Souza.

Apesar das denúncias dos moradores da área, o Corpo de Bombeiros só deu início aos trabalhos para apagar as chamas no domingo (16) e, segundo a corporação, não será fácil controlar as chamas.

De acordo com os moradores, a fumaça se espalha em diversos pontos da serra durante o dia. Quando anoitece, a temperatura cai e é possível ver os focos de incêndio. Oito fá foram contatos por eles.

O capitão Roberto Morais, comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, informou que a brigada de incêndio do município já foi convocada para reforçar os trabalhos para apagar as chamas. O comando geral da corporação, em Fortaleza, também foi informado. “Vamos trabalhar, se não conseguirmos extinguir o incêndio vamos pedir mais apoio”, disse o capitão, explicando que o local é de difícil acesso por ser íngreme, ter mata seca e fechada, além da temperatura alta.

Do G1/CE (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Por todo o final de semana, era visível o especto do céu, com um amarelado estranho e cinzento por todo o município de Alcântaras. Um clima/tempo característico das queimadas de setembro.

PREFEITURÁVEIS DO MUNICÍPIO DE GRAÇA SÃO CONSIDERADOS "FICHA SUJA", SEGUNDO O TRE



Todos os prefeituráveis do município de Graça são considerados ‘ficha suja’, segundo julgamento do TRE.

Com o indeferimento do registro da candidatura de Francisco Márcio Pereira da Silva (PT), nesta última sexta-feira (14), todos os postulantes à Prefeitura do município de Graça são considerados “fichas sujas” pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, já que as três chapas majoritárias impugnadas do município foram barradas pelo mesmo tribunal, conforme balanço divulgado pelo TRE acerca da aplicação da Lei da Ficha Limpa no Ceará.

O registro do candidato a prefeito Francisco das Chagas Alves (PCdoB) também foi indeferido no dia 12 deste mês, assim como o do seu vice, Pedro Neudo Brito, do mesmo partido. Maria Iraldice de Alcântara (PRB) também teve o registro indeferido por decisão da Corte do TRE. Todas as candidaturas foram impugnadas por contas de gestão desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Também está nessa situação o município do Cedro, onde os dois únicos candidatos, Francisco Nilson Alves Diniz (PSB) e João Viana de Araújo (PP), tiveram registro indeferido pelo TRE também por contas de gestão desaprovadas pelo TCM.

Todos os candidatos julgados pelo TRE ainda poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continuar fazendo campanha normalmente, devido ao efeito suspensivo, que paralisa a execução de uma decisão até o julgamento do recurso interposto.

PREFEITURA DE SOBRAL: PESQUISA DO IBOPE APONTA VANTAGEM DE VEVEU SOBRE DR. GUIMARÃES


A campanha na Princesa do Norte é a única que já atraiu o governador. Ele ainda não foi a nenhum outro Município

José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, conhecido como Veveu, hoje, segundo o Ibope, seria eleito prefeito do Município de Sobral. No pleito passado ele foi eleito vice-prefeito da cidade e hoje é o titular do cargo em razão da renúncia do prefeito Leônidas Cristino, para ocupar, no início do ano passado, o ministério dos Portos, no Governo da Presidente Dilma Rousseff.

Em Sobral, na Zona Norte do Ceará, quatro candidatos estão disputando a Prefeitura: Francisco José Alves Guimarães, registrado como Dr. Guimarães, indicado pelo PV, Francisco Osvaldo Aguiar, registrado na Justiça Eleitoral como Professor Osvaldo foi indicado pelo PSOL, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu), apontado pelo PT, liderando a Coligação Por Uma Sobral Melhor e Marco Antônio Barroso Prado, registrado na Justiça Eleitoral como Marco Prado foi indicado pelo PSDB e lidera a Coligação Sobral Caminhando Com o Povo.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 13 e 15 últimos, contratada pelo Diário do Nordeste com a finalidade de levantar junto aos eleitores sobralenses opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Foram ouvidos 602 eleitores de 16 anos ou mais da área em estudo. O intervalo de confiança é estimada em 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Números

Na parte da pesquisa denominada de estimulada, quando o entrevistador apresenta a relação dos candidatos ao entrevistado e pergunta em quem ele votaria se a eleição para prefeito fosse hoje, 28% dos eleitores responderam que votariam em Dr. Guimarães, 14% disseram que votariam em Marcos Prado, 1% citaram Professor Osvaldo e 47% responderam que votariam em Veveu. 5% optaram por branco ou nulo e 4% não sabe ou não responderam.

Na parte espontânea, quando o entrevistador pergunta diretamente ao eleitor em quem ele votaria para prefeito da cidade se a eleição fosse hoje, sem no entanto apresentar qualquer nome de candidato, o candidato Dr. Guimarães conseguiu 23% das intenções de voto, Marco Prado ficou com 10% das preferências dos eleitores, Professor Osvaldo conseguiu 1% e Veveu recebeu 40% das intenções de voto, segundo o relatório do Ibope. 7% dos eleitores optaram pelo branco ou nulo e 19% não sabe ou não respondeu.

Além de perguntar em quem o eleitor vota para prefeito com e sem a apresentação dos candidatos, o Ibope também indaga ao eleitor sobre em quem ele não vota de jeito nenhum para ser o prefeito. Neste quesito, o candidato Marco Prado tem o maior índice, 45%. Logo em seguida está o candidato Professor Osvaldo com 38%. Veveu está no terceiro lugar com 29% e Dr. Guimarães é o menos rejeitado com 22% de citações.

A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral e seu modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro deles são selecionados os conglomerados com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residentes nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores treinada para abordagem deste tipo.

Foto: Evento ocorrido em Alcântaras em junho de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012

AGENDA DO CANDIDATO A PREFEITO DE ALCÂNTARAS JOÃO LIRA, PARA ESTE DOMINGO DIA 16/09

Os candidatos a Prefeito e vice-prefeita de Alcântaras, João Lira e Toinha Sergino - 55, e os candidatos a vereadores pela Coligação "Alcântaras Levada a Sério", além de lideranças, realizarão comício hoje a noite no Distrito de Ventura.

A concentração acontece a partir das 19:00hs no Centro de Alcântaras, e logo após, seguirão em carreata rumo ao distrito de Ventura onde apresentarão suas propostas de campanha para os moradores da região e população de Alcântaras.

Os últimos

O último evento da coligação "Alcântaras de Paz e Progresso", com Eliésio e Joaquim - 40, foi o Terreiro Alegre na noite de ontem 15/09 no povoado de Rasápoles/Santa Rosa.

Já a Coligação "Alcântaras Levada a Sério", realizou Terreiro Alegre no sítio Prata no última quarta-feira 12/09.

SOBRE AS CANDIDATURAS "DEFERIDAS OU INDEFERIDAS" PELO TRE-CE NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012

Charge Dinfrônio para o Diário do Nordeste (16/09/2012)

POLÍCIA REGISTRA 18 ACIDENTES NAS ESTRADAS CEARENSES NAS ÚLTIMAS 24 HORAS


As rodovias do Ceará foram cenário de 18 acidentes nas últimas 24h. Maior parte das ocorrências foram constatadas nas BRs do Estado, informaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Nas estradas federais, 15 acidentes deixaram seis feridos e quatro mortos. Já nas CEs foram registradas três colisões sem vítimas.

O fato de maior gravidade ocorreu no município de Santana do Acaraú na tarde do sábado (15) entre um micro-ônibus e uma motocicleta. Veja AQUI.

O balanço foi registrado das 7h da manhã do sábado (15) às 7h de domingo (16). 

Diário do Nordeste
Imagem: apenas ilustração (Bené Fernandes)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores