segunda-feira, 4 de março de 2013

TOQUE DE RECOLHER EM ALCÂNTARAS

Sargento Johnson Vasconcelos (foto) anuncia Toque de Recolher em Alcântaras a partir desta segunda

Ontem, 03/03, o STG Johnson tomou a palavra no ultimo momento da missa dominical e comunicou a toda a comunidade que a partir de hoje em Alcântaras haverá Toque de Recolher, ou seja, a proibição de adolescentes com menos de 18 anos permanecerem nas ruas após as 22hs.

Comunicou ainda que a viatura agora possui um celular disponível para que a qualquer hora a população possa solicitar os serviços de segurança pública. Em breve iremos disponibilizar o contato. Ainda foi informado sobre as melhorias que Alcântaras recebeu com relação ao aumento do número de agentes policiais no posto municipal, e que a viatura durante toda a madrugada está sempre rondando as ruas da cidade para garantir a segurança das famílias alcantarenses.

Com relação ao Toque de Recolher, em todo o Brasil é um assunto bastante discutido e polêmico. O toque de recolher pode inicialmente resultar numa diminuição dos casos de violência e uso de drogas envolvendo jovens. Porém, como envolve uma imposição de regras, não ajuda no desenvolvimento de uma moral autônoma nas crianças e adolescentes, e não ataca o problema da violência e das drogas em suas raízes. A professora Maria Suzana Menin, de São Paulo, fala sobre o desenvolvimento moral de crianças e adolescentes e defende uma pedagogia que tenha o diálogo como método, possibilitando que eles pensem nas leis e nas regras às quais eles são submetidos. “Eu acho que uma pedagogia que trabalhe com o diálogo, com a descentração, com a cooperação, pode prevenir uma posição contrária à necessidade das leis, como também pode auxiliar a compreensão, do ponto de vista da formação moral, de por que algumas crianças e adolescentes se tornam infratores”, diz Menin. Por outro lado casos de violência e atendimentos do conselho tutelar diminuíram em 29 de 30 cidades que adotaram o toque de recolher, revela levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo. A medida – que restringe a circulação de crianças e adolescentes à noite – é polêmica, mas foi adotada por ao menos 60 municípios de 17 Estados.

O fato é que em Alcântaras a medida será adotada, como anunciou o sargento, e agora é só esperar os resultados sociais.

Texto: Douglas Alcântara (Portal Jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores