sábado, 28 de fevereiro de 2015

FORTE CHUVA NA TARDE DE SÁBADO (28) TRAZ ALEGRIA E TAMBÉM ESTRAGOS EM ALCÂNTARAS

Ponte próxima a Avenida Virgílio Fernandes
Enchentes nas ruas, cozinhas ou casas alagadas, murros que caíram, aflição ou medo por parte de alguns; apesar de alguns transtornos, a enxurrada que ocorreu no a tarde na cidade de Alcântaras foi muito bem vinda.

Fazia tempo em que não se via enchentes nas pontes da cidade, a chuva que veio forte, em poucos minutos se aproximou dos 50.0 milímetros. Sobre as enchentes, visualmente se percebe que o maior volume veio do riacho Espírito Santo, das localidades de Sítio Espírito Santo, Espírito Santo dos Machados e Maracajá. Toda essa água segue em direção ao Açude Várzea da Volta no município de Moraújo.
Local da antiga Barragem localizado na Ponte da Avenida Antônio Rocha Freire
Enchente na ponte próxima ao curral do açougue
 No Bairro São José, a chuva derrubou murros e uniu três quintais (Fotos muros, divulgação Facebook

AÇUDE PINGA EM ALCÂNTARAS AINDA COMPLETAMENTE SECO!

A situação em que se encontra o Açude Pinga ainda é muito lamentável. Não há reação nenhuma mesmo com as últimas chuvas.

As imagens foram feitas na manhã de sábado 28/02 e mostra um cenário triste naquele que já foi o maior reservatório hídrico da Serra da Meruoca. Hoje a cidade de Alcântaras tem seu abastecimento reforçado pelo Açude Jenipapo do município de Meruoca.

INDIQUE UM NOME PARA A COMENDA 'MULHER MULHER'!

A promoção é da Câmara Municipal de Alcântaras, para saber mais clique AQUI. As escolhas estão a cargo do Blog Portal Jovem, e as indicações serão até hoje sábado dia 28 de Fevereiro.

Clique AQUI para indicar um nome!

AS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS NO ESTADO DO CEARÁ, SEGUNDO A FUNCEME

Meruoca registrou  51mm. Enquanto que Alcântaras choveu 17 mm na sede.
Ao todo no período de 7:00 de 27/2/2015 às 7:00 de 28/2/2015, a Funceme registrou chuvas em 103 pontos distribuídos em 75 municípios do Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Cariré (Posto: Cariré) : 105.0 mm, Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 95.0 mm e em Hidrolândia (Posto: Betânia) : 90.0 milímetros.

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Meruoca Meruoca 51.0
Salão Senador Sá 36.0
Sambaíba Granja 35.0
Martinópole Martinópole 30.0
Cruz Cruz 21.0
Prata Bela Cruz 20.0
Itarema Itarema 19.0
Parazinho  Granja 18.0
Acaraú Acaraú 17.6
Alcântaras Alcântaras 17.0
Sinhá Sabóia Sobral 15.4
Aranau Acaraú 14.2
Granja Granja 13.0
Senador Sá Senador Sá 11.0
Carvoeiro Itarema 11.0
Chaval Chaval 9.0
Bela Cruz Bela Cruz 6.0
Marco Marco 5.4
Camocim Camocim 4.0
Paracuã Uruoca 2.6

IBIAPABA

Local/posto Município
Cariré Cariré 105.0
Ibiapina Ibiapina 95.0
Betânia Hidrolândia 90.0
Groaíras Groaíras 82.0
Sitio Vambira Viçosa Do Ceará 46.8
Reriutaba Reriutaba 44.0
Amanaiara Reriutaba 41.0
Ipaporanga Ipaporanga 34.0
Ac. Araras Varjota 33.4
Nova Russas Nova Russas 31.5
Nova Betânia Nova Russas 30.0
Sitio Urubu Coreaú 30.0
Flores Ipu 25.0
América Ipueiras 24.8
São Benedito São Benedito 23.4
Ubajara Ubajara 21.0
Poranga Poranga 17.0
Picada Guaraciaba Do Norte 17.0
Graça Graça 15.0
Ipueiras Ipueiras 14.0
Santa Tereza Croatá 12.3
Pires Ferreira Pires Ferreira 12.0
Mucambo Mucambo 11.0
Matriz Ipueiras 8.0
Croata Croatá 5.0
Manhoso Viçosa Do Ceará 3.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Cariré (Posto: Cariré) : 105.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 95.0 mm
Hidrolândia (Posto: Betânia) : 90.0 mm
Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 83.6 mm
Groaíras (Posto: Groaíras) : 82.0 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 51.0 mm
Catunda (Posto: Catunda) : 49.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Sitio Vambira) : 46.8 mm
Morada Nova (Posto: Aruaru) : 46.0 mm
Reriutaba (Posto: Reriutaba) : 44.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 12:50 de 28/2/2015

(ALCÂNTARAS) 'BANHO GELADO DO PINGA' ESTÁ DE VOLTA!

Após meses sem condições de banho, e após as boas chuvas que caíram no município, o Pinga voltou a jorrar água para a alegria dos frequentadores do lugar.

Nunca os alcantarenses e demais visitantes tinham visto uma situação como estava a bica, no entanto, a partir de ontem 27/02, o cenário começa a dar sinais de mudança a ser como antes.
A vazão ainda tende a melhorar, mas já relembra os bons tempos.

SESSÃO ESPECIAL DEBATE AÇÕES DE CONVIVÊNCIA COM A SECA NO CEARÁ

As ações de convivência com a seca foram debatidas em sessão especial na manhã desta sexta-feira (27/02), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. 

O evento foi dirigido pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros). Participaram da mesa de trabalho os secretários estaduais de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e o de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, representando o ministro Gilberto Occhi; o senador José Pimentel (PT-CE), representando o Senado; o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), representando a Câmara Federal; o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Walter Gomes; o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saude (Funasa), Regino Pinho; e o presidente da Associação Nacional dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito do Nascimento.

Durante a abertura dos trabalhos, Zezinho Albuquerque destacou que a sessão foi o fórum escolhido para expor as ações desenvolvidas pelos governos Federal e Estadual no combate aos efeitos da seca no Ceará. O parlamentar ressaltou que a população enfrenta o quarto ano de estiagem consecutivo e muitos reservatórios estão praticamente secos ou com pouca água acumulada, o que desperta preocupação de todos os setores envolvidos com o abastecimento hídrico.

O presidente da Assembleia disse que, recentemente, foi construída uma adutora de engate rápido e um açude no município de Canindé, mas, com a permanência da estiagem, o reservatório secou totalmente, o que fez necessário que fosse construída uma nova adutora, que hoje abastece esse município com as águas do açude General Sampaio.

Zezinho Albuquerque destacou também a inauguração, neste sábado (28/02), de uma adutora com aproximadamente 155 quilômetros que vai levar água do açude Araras até Nova Russas, passando pelo distrito de Flores, e que também irá abastecer Crateús, que enfrenta uma séria crise de abastecimento.

De acordo com o parlamentar, um dos grandes problemas da estiagem é a precarização do abastecimento para a população. Zezinho assinalou que, recentemente, ocorreram boas chuvas, mas que elas ainda foram insuficientes para recompor as reservas hídricas do Estado, tendo em vista que apenas alguns poucos reservatórios acumularam água. No entanto, conforme observou, as cisternas construídas conseguiram acumular água, assegurando abastecimento para os próximos três meses.
O presidente da Assembleia ressaltou ainda que o governador Camilo Santana tem se empenhado muito e realizado as ações necessárias em relação à seca no Ceará. O parlamentar pediu à bancada federal o mesmo empenho no sentido de sensibilizar os órgãos federais para que sejam liberados os recursos necessários, demandados pelas ações de convivência com a seca.

Zezinho Albuquerque fez um “agradecimento especial” à presidente Dilma Rousseff pelos recursos que foram alocados pelo Ministério da Integração Nacional, ainda no Governo passado, para atender as demandas do Ceará. O parlamentar ressaltou que o ministro da Integração Nacional não compareceu porque viajou para o Acre, que está com problemas de enchente.

O evento contou ainda com a presença de parlamentares, prefeitos e representantes de entidades e da sociedade.

Da Assessoria de Imprensa - AL/CE

DEPUTADO FEDERAL ODORICO MONTEIRO COMEÇA SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MANDATO EM JUAZEIRO DO NORTE


O planejamento será precedido por 9 encontros regionais compreendendo aproximadamente 100 municípios. Neste domingo, 1/3, Juazeiro do Norte será sede do primeiro encontro e receberá apoiadores e lideranças de 8 cidades da região

Após 25 anos de atuação no executivo, onde foi secretário de saúde das cidades de Icapui, Quixadá, Sobral e Fortaleza, o médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, decidiu lançar seu nome para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Foi sua primeira disputa eleitoral. No dia 5 de outubro de 2014, o petista natural de Arneiroz recebeu a gratificante votação de 121.640 votos. Destes, 1.326 votos na cidade de Juazeiro do Norte e mais de 19 mil votos nas regiões Cariri e Centro Sul.

No dia da sua vitória, em discurso, Odorico fez uma importante promessa. Tornaria seus quatro anos na Câmara marcados por um mandato popular. Antes de completar um mês do seu primeiro mandato, o novo Deputado Federal cearense já dá sua primeira mostra do que vem na sua atuação. O planejamento estratégico do mandato será construído democraticamente junto aos eleitores e lideranças de cada pedaço do Ceará.

O plano será precedido de 9 encontros regionais em nove cidades, de diferentes regiões do Ceará. A primeira plenária ocorrerá neste domingo, 1/3, na cidade de Juazeiro do Norte, onde se concentrarão eleitores e lideranças de 8 cidades do Cariri. O evento reunirá representantes do Crato, Campos Sales, Aurora, Missão Velha, Jardim, Farias Brito, Salitre e Juazeiro do Norte. Após os encontros regionais, que abrangem aproximadamente 100 cidades cearenses, haverá a grande plenária estadual, que dará os subsídios necessários para as indicações do planejamento final.

Serviço:  
Plenária Regional Cariri-sul
Local: Audiório da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)
Data: 1/3
Horário: 9h

Da Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

(ACESSIBILIDADE) SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ALCÂNTARAS REALIZA MELHORIAS EM SUA SEDE

Construções de rampas facilitam acessibilidade do prédio
Em Alcântaras, é cada vez mais frequente o número de estabelecimentos que estão aos poucos se adaptando ao que elenca a Lei da Acessibilidade. 

Depois de escolas municipais, estadual, fórum, creches, CRÁS, praças, igrejas, bancos e mercadinhos garantirem o fácil acesso a suas dependências foi a vez do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município investir em melhorias de infraestrutura como rampas com corrimão voltados a pessoas portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida.

O STR que possui mais de quatro décadas de atuação no município realizou no último mês a construção de rampas na calçada frontal, bem como no interior de seu prédio. Com a maioria de seus sócios inclusos na chamada melhor idade, a benfeitoria foi muito bem vinda, entendendo que a iniciativa, mas que uma obrigação é demostração de respeito aos direitos dos cidadãos.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

TARDE DE SEXTA-FEIRA COM CHUVA EM ALCÂNTARAS

Uma chuva de aproximadamente 50 minutos banhou a cidade de Alcântaras neste final de tarde de sexta-feira (27).

Após uma parada, uma pequena chuva voltou no início da noite. O acumulado do dia segundo o nosso pluviômetro, já é de 11.0 milímetros até o momento.

O AJUSTE FISCAL!

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 27.02.2015

AS CHUVAS DO PERÍODO DE QUINTA-FEIRA (26) PARA SEXTA-FEIRA (27) NO ESTADO DO CEARÁ

Mapa reprodução da Funceme
No período entre 7:00 de 26/2/2015 às 7:00 de 27/2/2015 choveu em apenas 19 pontos distribuídos em 18 municípios do estado do Ceará, segundo a Funceme. Em Alcântaras a chuva da tarde de quinta-feira foi de cerca de 0.5 mm, e não registrado pela Funceme.

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Barroquinha Barroquinha 29.0
Cruz Cruz 28.2
Bela Cruz Bela Cruz 23.0
Granja Granja 19.0
Lagoa Do Carneiro Acaraú 7.2
Martinópole Martinópole 1.0
Acaraú Acaraú 1.0

IBIAPABA

(Não houve chuvas no período)

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 29.0 mm
Cruz (Posto: Cruz) : 28.2 mm
Bela Cruz (Posto: Bela Cruz) : 23.0 mm
Granja (Posto: Granja) : 19.0 mm
Beberibe (Posto: Sitio Forquilha ) : 16.0 mm
Icapuí (Posto: Icapuí) : 14.0 mm
Fortim (Posto: Fortim) : 13.0 mm
Aracoiaba (Posto: Furnas) : 11.0 mm
Cascavel (Posto: Cristais) : 9.6 mm
Eusébio (Posto: Eusébio) : 9.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 27/2/2015

ASSEMBLEIA DEBATERÁ AÇÕES DE CONVIVÊNCIA COM A SECA NESTA SEXTA-FEIRA (27/02)

A Assembleia Legislativa do Ceará realizará, nesta sexta-feira (27/02), às 9 horas, sessão especial referente à avaliação das ações de convivência com a seca. Fruto de iniciativa do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), o encontro reunirá representantes dos governos federal e estadual, para tratar da temática, no plenário da Assembleia.

De acordo com o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, o evento deverá apresentar à sociedade cearense o detalhamento das ações que estão sendo feitas e as que irão ser realizadas em 2015 para amenizar e prevenir os efeitos da estiagem no Estado.

“Trata-se de um grande debate sobre projetos que foram executados no ano passado e os que irão ser colocados em prática este ano em relação à seca. Espero que todos possam expor aqui na Casa e para a população o que há de concreto nesse sentido”, avalia Zezinho, ressaltando o caráter de transparência e responsabilidade social do evento.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, é um dos convidados para o encontro. São aguardados representantes do Governo do Estado, bem como senadores e deputados federais cearenses, prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais.

Além disso, foram convidados: Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra).

Para o debate, também são aguardados representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC).

Da Assessoria de Imprensa da AL/CE

CÂMARA APROVA EMENDAS DE ENFRENTAMENTO À SECA SUGERIDAS PELO DEPUTADO FEDERAL MOSES RODRIGUES


Na última quarta-feira, 25, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) teve duas emendas aprovadas no Projeto de Lei nº 2447/2007, que institui a Política Nacional de Combate a Desertificação e diminuição dos efeitos da Seca.  As emendas apresentadas preveem a perfuração de poços profundos para a extração de água e a criação de centros de pesquisas de enfrentamento à seca. Os textos ainda apontam a necessidade de desenvolver tecnologias de baixo custo acerca do uso da água nas atividades comercias, com o objetivo de promover emprego e renda no Ceará e no país.


“Em poucos dias como deputado federal, conseguimos aprovar duas emendas de extrema importância para o meu Estado. Sei que esta luta é do Ceará, e por isso também é minha. Essas emendas que apresentei e lutei pela aprovação ao serem implementadas beneficiará diretamente a população que sofre com a falta de água”, comemorou Moses Rodrigues.

A seca é um drama enfrentado por milhares de brasileiros. No Ceará, 29 municípios, atualmente, estão na iminência de um colapso no abastecimento de água. Em 2014, 600 poços profundos foram perfurados no Ceará, um número seis vezes maior se comparado ao ano de 2007. Apesar do crescimento, a quantidade de perfuratrizes, equipamentos utilizados para perfuração de poços, e da falta de análise de solo ainda é insuficiente para atender todo o Estado. As emendas apresentadas por Moses Rodrigues amenizam, ao passo que enchem de esperança as pessoas que convivem com o problema, uma vez que será possível estudar o solo, verificar a existência de água e promover a qualidade de vida da população.

O que diz o Projeto
O Projeto aprovado que cria a Política Nacional de Combate a Desertificação e diminuição dos efeitos da Seca, estabelece os objetivos, os princípios e as ações que o poder público deverá executar na aplicação desta política, e as emendas do parlamentar contribuirão para orientar esta Política. O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para apreciação no Senado Federal.

Da Assessoria

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

(PARA O DISTRITO DE ANIL) AÇUDE JENIPAPO DE MERUOCA ALIMENTARÁ TERCEIRA ADUTORA

Prefeitura construirá a adutora do Distrito de Anil
O único reservatório de água superficial que tem suprido a demanda de água para as sedes municipais de Alcântaras e Meruoca deverá em breve passar a abastecer também o Distrito de Anil e comunidades adjacentes.

A Prefeitura de Meruoca anunciou em seu site oficial que vai nesta sexta-feira.27, assinar a ordem de serviço para a construção da adutora, que levará água do Açude Jenipapo para a referida localidade. Atualmente como pouco mais de 45% de sua capacidade total de armazenamento o Jenipapo alimenta dois sistemas adutores emergenciais de montagem rápida construídos pelo Governo do Estado na Serra da Meruoca, o primeiro com cerca de 3,2 Km canaliza água para a ETA instalada na entrada de Meruoca, já o segundo com extensão de 15,98 km leva água do reservatório até a Cegece de Alcântaras, ambos abastecem junto quase 10 mil pessoas.

Em Meruoca, além da adutora do Anil, é desejo da Prefeitura conseguir recursos para realizar obras semelhantes para as comunidades de Boa Vista, Floresta, São João das Almas e Distritos de Fernandes, Camilos, Palestina e São Francisco. De acordo com o Portal de Noticias da Prefeitura de Meruoca a obra em destaque está orçada em R$ 1.572.113,69

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

AS ÚLTIMAS CHUVAS NO ESTADO DO CEARÁ, SEGUNDO A FUNCEME

Imagem: Alcântaras 2014. Arquivo VN

Ao todo no período de 7:00 de 25/2/2015 às 7:00 de 26/2/2015, choveu em 114 pontos distribuídos em 82 municípios do Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Capistrano (Posto: Capistrano) : 100.0 mm, Trairi (Posto: Trairi) : 69.0 mm E Itapiúna (Posto: Palmatoria) : 61.4 milímetros.


Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

Local/posto Município
Santana do Acaraú Santana do Acaraú 10.8
Carvoeiro  Itarema 9.0
Morrinhos Morrinhos 8.0
Amontada Amontada 7.0
Jericoacoara Jijoca de Jericoacoara 7.0
Bela Cruz Bela Cruz 6.0
Acaraú Acaraú 6.0
Lagoa do Carneiro Acaraú 6.0
Panacui Marco 3.0
Camocim Camocim 1.0
Sinhá Sabóia Sobral 0.3

IBIAPABA

Local/posto Município
Nova Betânia Nova Russas 13.0
Ipu Ipu 13.0
América Ipueiras 12.0
Ipueiras Ipueiras 8.0
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 4.5
Matriz Ipueiras 4.3
Frecheirinha Frecheirinha 3.0
Ararendá Ararendá 2.0
Groaíras Groaíras 1.8
Ac. Forquilha Forquilha 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Capistrano (Posto: Capistrano) : 100.0 mm
Trairi (Posto: Trairi) : 69.0 mm
Itapiúna (Posto: Palmatoria) : 61.4 mm
Maranguape (Posto: Tanques) : 40.0 mm
Caucaia (Posto: Tucunduba) : 39.0 mm
Horizonte (Posto: Horizonte) : 38.8 mm
Pacatuba (Posto: Pacatuba) : 37.0 mm
Itatira (Posto: Bandeira) : 34.6 mm
Itapiúna (Posto: Itapiúna) : 34.0 mm
Cascavel (Posto: Cristais) : 32.7 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 26/2/2015

CENTEC ABRE SELEÇÃO EMERGENCIAL PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES

Escola de Ensino Profissionalizante 2O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) abrem processo seletivo para professores do Eixo Profissional do Ensino Médio Integrado (EMI). A seleção, de caráter emergencial, visa contratar professores e assistentes, sob regime da CLT, para atuar nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) do Ceará.

Há um total de 12 vagas a serem preenchidas, nos cursos de Administração (Amontada), Agronegócio (Cascavel), Aquicultura (Lavras), Contabilidade (Bela Cruz), Enfermagem (Tabuleiro do Norte e Paracuru), Informática (Tamboril e Morada Nova), Inglês (Milagres e Itapipoca), Nutrição (Barbalha) e Redes de Computadores (Novo Oriente).

As atividades a serem realizadas pelos profissionais incluem o ensino de conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional a jovens e adultos; pesquisas sobre mudanças no campo de ensino para transformação de conhecimento em aulas e situações laboratoriais; o desenvolvimento de recursos didáticos e produção de registros escritos e gráficos; a orientação de estágios na área profissional; e a coordenação de Cursos Técnicos de Nível Médio na área de atuação.

Os interessados devem observar as competências necessárias para participar da seleção, de acordo com cada curso em que há disponibilidade de vagas. Confiram todos os documentos  e faça a sua inscrição no nosso site. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro e deverá ser paga uma taxa no valor de 25 reais.

Ensino Médio Integrado – EMI

O Ensino Médio Integrado (EMI) possui a missão de integrar a formação escolar de nível médio com uma habilitação profissional técnica e uma vivência de cidadania e de protagonismo juvenil. Por meio das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), o EMI oferece para os jovens cearenses cursos com duração de quatro anos (oito semestres).

Da Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MUNICÍPIOS REGISTRAM CHUVAS SUPERIORES A 100 MILÍMETROS NO CEARÁ. CONFIRA AS CHUVAS DAS ÚLTIMAS HORAS, SEGUNDO A FUNCEME

Grandes precipitações em Alcântaras ficam só em ameaças
Ao todo no período de 7:00 de 24/2/2015 às 7:00 de 25/2/2015, choveu em 178 pontos distribuídos em 117 municípios do Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Pacatuba (Posto: Pacatuba) : 146.0 mm, Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 142.0 mm e Guaiúba (Posto: Guaiúba) : 119.0 milímetros.

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Prata Bela Cruz 28.0
Camilos Meruoca 27.0
Miraima Miraíma 25.2
Cruz Cruz 21.2
Moraújo Moraújo 21.0
Meruoca Meruoca 21.0
Bela Cruz Bela Cruz 19.0
Sinhá Sabóia Sobral 18.7
Chaval Chaval 18.0
Camocim  Camocim 15.0
Aranau Acaraú 15.0
Acarau Acaraú 14.6
Pessoa Anta Granja 13.0
Lagoa do Carneiro Acaraú 13.0
Carvoeiro Itarema 12.0
Jericoacoara Jijoca de Jericoacoara 9.0
Amontada Amontada 8.5
Barroquinha Barroquinha 7.2
Morrinhos Morrinhos 6.0
Timonha Granja 5.0
Ac. Sobral Sobral 2.2
Alcântaras Alcântaras 1.0 (Não informado a Funceme)

IBIAPABA

Local/posto Município
Ibiapina Ibiapina 30.0
Tianguá Tianguá 29.6
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 28.5
Graça Graça 28.0
Picada Guaraciaba Do Norte 23.0
Hidrolândia Hidrolândia 22.0
Flores Ipu 21.0
Carnaubal Carnaubal 19.5
Pacujá Pacujá 18.0
Ipu Ipu 17.0
Ac. Araras Varjota 15.0
Mucambo Mucambo 15.0
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 14.4
Ubajara Ubajara 12.0
Forquilha Forquilha 11.3
Pires Ferreira Pires Ferreira 10.2
Amanaiara Reriutaba 10.0
Frecheirinha Frecheirinha 10.0
Manhoso Viçosa do Ceará 10.0
Pindoguaba Tianguá 9.0
Ac. Forquilha Forquilha 8.6
Viçosa do Ceará Viçosa do Ceará 6.4
Groaíras Groaíras 5.3
América Ipueiras 4.0
Reriutaba Reriutaba 4.0
Cariré Cariré 3.0
Croata Croatá 3.0
Capim 1 Groaíras 2.0
Sitio Urubu Coreaú 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Pacatuba (Posto: Pacatuba) : 146.0 mm
Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 142.0 mm
Guaiúba (Posto: Guaiúba) : 119.0 mm
Horizonte (Posto: Horizonte) : 116.0 mm
Trairi (Posto: Trairi) : 109.0 mm
Cascavel (Posto: Cascavel) : 94.0 mm
Maracanaú (Posto: Maracanaú) : 89.0 mm
Maranguape (Posto: Maranguape) : 71.0 mm
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 70.0 mm
Eusébio (Posto: Eusébio) : 65.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 25/2/2015

(MERUOCA) SINDICATO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, PUBLICA EDITAL REFERENTE AS ELEIÇÕES SINDICAIS

Para melhor visualizar, clique na imagem
Pedidos de registro de chapa ocorrerão a até o dia 13. A eleição acontecerá dia 29 do mesmo mês, e o novo mandato terá início dia 01 de abril de 2015.

Mais informações na página do SINDTRAM no Facebook ou pelo fone (88)9255-1997.

Atualmente o SINDTRAM que acumula conquistas para os Servidores Municipais de Meruoca, tem como presidente o Sr. Luciano Passos Dias.

EMISSORAS DE TV's E RÁDIO FORA DO AR EM ALCÂNTARAS

Nesta quarta-feira dia 25/02/2015, a bruxa está soltas nas telecomunicações
TV Verdes Mares (Afiliada da Rede Globo), TV CIDADE (Afiliada da TV Record) e a emissora TV DIÁRIO de Fortaleza, todas fora do ar durante a manhã e tarde desta quarta-feira 25.

Além disso a Rádio local Comunitário Bela Vista FM de Alcântaras está fora do ar nos rádios, e no ar somente pela internet através de seu site e blogs parceiros.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra; no caso da Rádio um problema no transmissor já está sendo resolvido pela direção geral da emissora. Já os canais de televisão, o problema em conjunto deve ser a falta de energia elétrica. Como quase 100% das residencias de Alcântaras possuem antenas parabólicas, então a cidade fica apenas sem a programação local e também sem a TV Diário de Fortaleza.

COMENDA 'MULHER MULHER'! DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS - INDIQUE UM NOME

A promoção é da Câmara Municipal de Alcântaras, para saber mais clique AQUI. As escolhas estão a cargo do Blog Portal Jovem, e as indicações serão até o próximo sábado dia 28 de Fevereiro.

Clique AQUI para indicar um nome! 

APROVADO PELA CÂMARA FEDERAL PROJETO QUE CRIMINALIZA A VENDA DE ÁLCOOL A MENORES

Câmara aprova e vai à sanção projeto que criminaliza venda de bebidas a menores

A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, projeto de lei do Senado, que tipifica como crime a venda de bebidas alcóolicas a menores de 18 anos. O projeto prevê detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da proibição. Como o texto já havia sido aprovado no Senado e não foi alterado na votação dos deputados, ele segue agora à sanção presidencial.

O projeto aprovado altera a o Estatuto da Criança e do Adolescente para tornar crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcóolica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.

O texto estabelece como medida administrativa a interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa. (Da Agência Brasil).

Leia a publicação do ano de 2010 denunciando AQUI, sobre a situação de muitos menores consumindo álcool nas ruas de Alcântaras.

MAIS UMA ASSEMBLEIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS - SINDICAN

A reunião acontecerá no próximo 07 de março, às 15:00hs no Kátia Club de Alcântaras.

EDITAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS-CE – SINDICAN, inscrito no CNPJ Nº 08.216.001/0001-80, com sede na rua Roberto Ximenes, s/n, Centro, CEP: 62.120-000, Alcântaras-Ce, Por seu presidente, convoca toda a categoria dos servidores públicos do município de Alcântaras com base territorial no município de Alcântaras no estado do Ceará, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no Kátia Club de Alcântaras, situado a rua Antunino Cunha, s/n, centro, Alcântaras, Ceará no dia 07 de Março de 2015 (SÁBADO) as 14:30hs em primeira convocação e as 15:00hs em segunda convocação com qualquer número de participantes para discutir e deliberar sobre a seguinte pauta: 1ª Campanha salarial 2015; 2ª Desfiliação do SINDICAN da FETAMCE, (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará)

Alcântaras, Ceará, 20 de Fevereiro de 2015


PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ANUNCIA DEBATE SOBRE REFORMA ADMINISTRATIVA


Durante a abertura da sessão plenária desta terça-feira (24/02), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), anunciou que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa se reunirá extraordinariamente na tarde desta terça-feira (24/02), para tirar dúvidas sobre a reforma administrativa proposta pelo Governo do Estado, cuja mensagem tramita na Casa. O debate, previsto para as 15h, vai reunir parlamentares, o procurador geral do Ceará, Juvêncio Vasconcelos, e o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Hugo Santana.


O presidente informou ainda que o governador Camilo Santana estará nesta quarta-feira (25/02) no Plenário da AL para debater, durante o primeiro expediente, a crise hídrica no Estado. Já na sexta-feira (27/02), a partir das 9h, o Legislativo Estadual realizará outra sessão especial para avaliar ações de convivência com a seca no Estado. Conforme Zezinho Albuquerque (Pros), o encontro vai reunir, no Plenário 13 de Maio, representantes dos governos federal e estadual.

Segundo o parlamentar, foram convidados para o debate integrantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC).
O deputado Ely Aguiar (PSDC), autor do requerimento que solicitou a presença do procurador do Estado e do secretário do Planejamento para debater a reforma administrativa do Governo, sugeriu que o evento deveria ser realizado pela manhã, tendo em vista que, na sua avaliação, esse horário permitiria que um maior número de deputados participasse das discussões.

O deputado Walter Cavalcante (PMDB), também em aparte, registrou a presença de agentes comunitários de saúde na Casa, que vieram agradecer o envio da mensagem que trata da instituição do piso salarial para a categoria. Na mesma linha, o deputado Agenor Neto (PMDB) louvou a iniciativa e lembrou que foi o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, o primeiro do País a pagar o piso salarial dos agentes.

Zezinho Albuquerque parabenizou os agentes e explicou que o piso, cuja mensagem foi lida na abertura dos trabalhos desta terça-feira, será retroativo a 1º de janeiro de 2015.

Assessoria de Imprensa - AL/CE

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

AS CHUVAS DO PERÍODO SEGUNDA-FEIRA (23) PARA TERÇA-FEIRA (24) NO ESTADO DO CEARÁ

Ao todo no período de 7:00 de 23/2/2015 às 7:00 de 24/2/2015, choveu em 171 pontos distribuídos em 117 municípios do Estado do Ceará. Em Alcântaras houve uma tarde chuvosa 12.4 mm na segunda dia 23, mas a Funceme está sem informações de chuvas para o período na cidade. No estado a maior chuva ocorreu em Nova Russas (Posto: Nova Betânia) : 60.0 milímetros.


Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Jericoacoara Jijoca de Jericoacoara 41.0
Sobral Sobral 33.0
Camocim Camocim 28.0
Barroquinha Barroquinha 27.1
Sambaíba Granja 25.0
Lagoa Do Carneiro Acaraú 22.4
Sinhá Sabóia Sobral 20.5
Miraíma Miraíma 18.2
Aranau Acaraú 18.1
Salão Senador Sá 14.4
Moraújo Moraújo 14.0
Pessoa Anta Granja 14.0
Carvoeiro Itarema 12.0
Acaraú Acaraú 11.8
Morrinhos Morrinhos 10.0
Amontada Amontada 9.5
Cruz Cruz 9.4
Martinópole Martinópole 8.0
Marco Marco 7.0
Massapê Massapê 6.4
Uruoca Uruoca 6.0
Paracuã Uruoca 5.4
Senador Sá Senador Sá 5.4
Prata Bela Cruz 4.2
Bela Cruz Bela Cruz 3.0
Santana do Acaraú Santana do Acaraú 2.6

IBIAPABA

Local/posto Município
Nova Betânia Nova Russas 60.0
Manhoso Viçosa do Ceará 46.0
Ubauna Coreaú 37.6
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 37.2
Nova Russas Nova Russas 30.0
Groaíras Groaíras 28.6
Cariré Cariré 23.0
Sitio Urubu Coreaú 23.0
Tianguá Tianguá 22.6
Mucambo Mucambo 22.0
Ibiapina Ibiapina 20.0
Viçosa do Ceará Viçosa do Ceará 20.0
Capim 1 Groaíras 19.2
Amanaiara Reriutaba 18.0
Matriz Ipueiras 17.0
Ipueiras Ipueiras 15.3
Frecheirinha Frecheirinha 14.0
Hidrolândia Hidrolândia 12.0
Pacujá Pacujá 11.4
Ubajara Ubajara 11.4
Ararendá Ararendá 10.0
Graça Graça 9.5
São José das Lontras Ipueiras 9.4
São Benedito São Benedito 7.6
Forquilha Forquilha 7.2
Carnaubal Carnaubal 6.5
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 6.0
Ac. Forquilha Forquilha 6.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 5.0
Ipu Ipu 4.0
Croata Croatá 3.3
Santa Tereza Croatá 1.4

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Nova Russas (Posto: Nova Betânia) : 60.0 mm
Jati (Posto: Jati) : 52.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 49.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Pecém) : 48.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 46.0 mm
Jati (Posto: Sitio Macapá) : 44.2 mm
Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 43.0 mm
Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jericoacoara) : 41.0 mm
Beberibe (Posto: Paripueira) : 40.8 mm
Brejo Santo (Posto: Poco Do Pau) : 40.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 24/2/2015

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores