sábado, 11 de julho de 2015

"EU NÃO VOU CAIR!"

Charge Blog do Amarildo

(POLÍTICA ESTADUAL) CID GOMES REINICIA ‘GUERRA FRIA’ COM EUNÍCIO OLIVEIRA

Durou pouco a “trégua” entre o ex-governador Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira, aliados por mais de uma década e adversários políticos há cerca de um ano. 

Crítico do governador Camilo Santana (PT), apadrinhado dos Ferreira Gomes, Eunício Oliveira atinge a atual administração por meio dos projetos que não saíram como o esperado na gestão Cid Gomes: como Acquário e questões voltadas para a seca e para a saúde.

Neste sábado (11), no entanto, Cid Gomes retomou a “guerra fria” com Eunício Oliveira, iniciada no fim de abril do ano passado, após reunião frustrada entre os dois presidentes do PROS e do PMDB, respectivamente, no Palácio da Abolição, quando o então governador declarou: “Eunício não me deve nada, nem eu devo nada a ele”. Os “sutis” ataques mútuos entre as duas lideranças se arrastaram até o período eleitoral, quando de fato viraram adversários políticos.

Por meio do Facebook, neste sábado, Cid Gomes ironizou a indicação do genro de Eunício Oliveira para a direção da Anac, ao afirmar que “os achacadores não estão só na Câmara dos Deputados!!”.

ALCÂNTARAS: XIX FESTIVAL DE QUADRILHAS ESTÁ CONFIRMADO. ATRAÇÕES DEVEM SER DIVULGADAS ATÉ QUINTA-FEIRA,16

Atrações musicais de 2015 devem ser divulgadas até quinta-feira,16
Apesar das muitas especulações sobre a possível suspensão do Festival de Quadrilhas de Alcântaras em 2015 o evento deve sim acontecer conforme já informado em março passado pela Secretaria da Cultura do municípío. Na última semana, a Comissão Organizadora da 19ª edição informou que quadrilhas de cinco regiões do Estado deverão participar do evento programado para os dias 23, 24 e 25 deste mês.

Apesar da estiagem que assola do município o tradicional evento cultural deve ser mantido e segundo os organizadores já estariam em fase de alocação os grupos juninos que se apresentarão nesta edição, bem como até o próximo dia 16 de julho deve ser divulgado as atrações que animarão o Festival em 2015. As inscrições que seguem até a meia noite de hoje podem ser feitas através do blog oficial da Prefeitura de Alcântaras.

Ainda de acordo com a Secretaria de Cultura quatorze grupos estariam confirmados incluindo as três finalistas do ano passado (Luar do Sertão, Flor de Mandacarú e Roça de Milho) bem como agremiações juninas das cidades de Alcântaras, Guaraciaba, Graça, Uruoca, Coreaú, Meruoca, Sobral, Tejuçuoca, Itapagé, Campos Sales e Juazeiro do Norte.

Do blog o Serrano (Via Portal Jovem)

SUPREMO NEGA LIMINAR PARA SUSPENDER VOTAÇÃO DA PEC DA MAIORIDADE PENAL

PEC da Maioridade Penal foi aprovada em primeiro turno na madrugada do última dia 2.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello negou a liminar para suspender a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, na Câmara dos Deputados. A partir de agora, a decisão depende do plenário da Corte, que pode se reunir apenas depois do recesso do Judiciário, que termina no dia 1º de agosto.

O pedido foi feito por um grupo de mais de 100 deputados de 14 partidos – PMDB, PSB, PDT, PT, PC do B, PPS, PROS, PSOL, PSDB, PV, DEM, PR, PSC e PTC – que questionam a condução de votações polêmicas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o resultado dessa votação.

Há mais de uma semana, o plenário da Câmara rejeitou uma proposta de redução da idade mínima penal e, após acordo com líderes, no dia seguinte, outro texto semelhante foi colocado em votação com algumas alterações. Cunha defendeu que, com a rejeição do texto que foi apresentado como substitutivo, uma emenda aglutinativa – que funde textos de outras emendas ou do teor do texto de proposição principal – poderia ser apreciada.

Ontem (10), o presidente da Câmara reforçou sua posição em uma manifestação enviada ao STF destacando que os parlamentares tentam “minar” o andamento legislativo. Segundo Cunha, não houve ilegalidade na votação. Cunha ainda rebateu os argumentos do grupo de deputados afirmando, na defesa que o Artigo 60 da Constituição Federal – que proíbe que uma matéria seja votada mais de uma vez na mesma legislatura – não pode ser aplicado ao caso de emendas aglutinativas. A justificativa do peemedebista é que o projeto só deve ser arquivado se o texto original for rejeitado.

A PEC da Maioridade Penal ainda precisa passar por um segundo turno de votações na Câmara para então ser analisada pelo Senado, também em dois turnos. Maioridade penal é a idade mínima para que uma pessoa pode ser julgada criminalmente por seus atos como um adulto.

Da Agência Brasil

sexta-feira, 10 de julho de 2015

TORNEIO DE VÔLEI EM ALCÂNTARAS, BELA VISTA CAMPEÃO, MAS TODOS DE PARABÉNS!

A noite de quinta-feira 09/07em Alcântaras foi movimentada por um Torneio de Voleibol no organizado pelo amigos do Esporte no Ginásio Dep. Rogério Aguiar.

O destaque da noite foi mesmo pela a iniciativa dos desportistas de Alcântaras e de alguns visitantes. Na final o Bela Vista sagrou-se o campeão da noite. Entre os que comemoravam o evento, Venceslau Andrade, era um dos organizadores. 
Outra imagens clique AQUI.

SOBRE O PAPA FRANCISCO NA AMÉRICA LATINA!


"Num momento de desesperança, obscurantismo e falta de credibilidade em relação as principais instituições (família, escola, religião) e a política que falharam na função de educar e mostrar coerência através do exemplo, é comovente e animador ler a entrevista do papa francisco ontem em Santa Cruz de La Sierra - Bolívia, escancarando os males do capitalismo para a população global, notadamente para os povos dos países periféricos e apostando/delegando aos movimentos sociais a tarefa/função de transformar a sociedade através de uma agenda e projetos de união e soma de esforços daqueles que ainda acreditam que pode haver luz no fim do túnel!"


Rogério de Sousa (Róger Sousa) Professor.

Uma pouco sobre o discurso clique AQUI.
Texto integral clique AQUI.

(POLÍTICA ESTADUAL) ROBERTO PESSOA ASSUME PRESIDÊNCIA DO PSB CEARÁ

O Partido Socialista Brasileiro no Ceará tem um novo presidente. O ex-deputado federal e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, assumiu a presidência da sigla na manhã desta sexta-feira, 10, na Assembleia Legislativa.

Roberto Pessoa chegou ao Auditório Murilo Aguiar acompanhado do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara e do secretário-geral do PSB e ex-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. “Sou um político experiente e vou me somar ao Sérgio Novais e Eliane Novais que mantiveram o partido íntegro. Somado a isso, vou aumentar a força do partido e prepará-lo para as eleições municipais no próximo ano e depois para 2018”, disse Roberto Pessoa.

Ao ser indagado sobre possível candidatura já na próxima eleição, em 2016, o novo presidente do PSB afirmou que esse é um assunto que deve ser discutido não apenas internamente, mas com outros partidos. “Como aliados do PMDB, PSDB, PR, PPS e possivelmente até do DEM, além de outros partidos menores, vamos conversar a partir da próxima semana com esses aliados, tanto na esfera estadual como na esfera municipal de Fortaleza. 

Mais informações no site Ceará Agora clicando AQUI.

REFINARIA DO CEARÁ: POR SOLICITAÇÃO DO DEPUTADO MOSES RODRIGUES, MPF DEVE INVESTIGAR CASO DA PREMIUM II

Na última quarta-feira (08), representantes da Comissão Externa destinada a acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento da Construção das refinarias Premium I (MA) e Premium II (CE) protocolaram representação junto ao Ministério Público Federal para apurar a responsabilidade da Petrobras e de seus diretores quanto aos prejuízos causados pela desistência da construção dos empreendimentos a entes públicos e privados, e de danos ambientais.

O requerimento que foi aprovado no dia 10 de junho é de autoria do deputado sobralense Moses Rodrigues (PPS/CE). De acordo com o parlamentar cearense, o documento entregue ao MPF solicita que seja apurada a responsabilidade da Petrobras na possibilidade de prática de atos contra a ordem econômica e financeira e contra a economia popular. “Cabe ao Ministério Público Federal analisar a abertura de um inquérito. O que fizemos foi expor o cenário com base em dados que reunimos até o momento. Volto a repetir, o Ceará investiu quase R$ 600 milhões em uma obra que sequer saiu do papel. Nos leva a crer que essa foi mais uma manobra política em um ano eleitoral”, destacou o autor do requerimento.

Da Assessoria

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECEBE AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu nesta quinta-feira (09/07) uma comissão de auditores fiscais da Receita Federal do Brasil, que estão mobilizados desde abril em torno da campanha salarial. Os auditores solicitaram a mediação da Casa para a abertura de canal de negociação com o Ministério da Fazenda, a fim de discutir as demandas apresentadas pela categoria. A reunião contou com a presença do deputado Renato Roseno (Psol).

Zezinho Albuquerque endossou a luta dos auditores e se comprometeu a interceder junto à bancada federal. “Vamos falar com a bancada federal, deputados e senadores, para que haja uma abertura do diálogo”, disse. O parlamentar destacou que a atividade dos auditores é essencial e muito contribui para o País.

Marcelo Maciel, representante do comando local de mobilização do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, afirmou que há um impasse devido a não abertura de uma mesa de negociação entre a categoria e o Ministério da Fazenda. Ele lembrou que o trabalho dos auditores impacta diretamente na arrecadação dos estados e dos municípios, visto que uma parte dessa arrecadação vem dos tributos federais.

“Diante desse impasse, viemos aqui solicitar o apoio do presidente da Casa no sentido de buscarmos uma solução já que estamos numa campanha salarial.  Precisamos voltar à normalidade para que a gente também possa restabelecer todo o trabalho e com nosso esforço arrecadatório melhorar os recursos dos estados, municípios e, obviamente da União”, explicou.

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará
Foto: Bia Medeiros

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ ZEZINHO ALBUQUERQUE ANUNCIA INSTALAÇÃO DA “CPI DO DPVAT”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), anunciou, na abertura dos trabalhos da sessão plenária desta quinta-feira (09/07), a publicação do requerimento, subscrito por 17 parlamentares, pedindo a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas fraudes praticadas contra os beneficiários do seguro DPVAT.

Antes de determinar ao Departamento Legislativo que promova a publicação, Zezinho Albuquerque leu o parecer favorável à instalação da CPI. O parecer recorda que, em 1999, já havia uma Comissão Parlamentar de inquérito com o mesmo objetivo, que obteve resultados positivos nas investigações, apontando fraudes praticadas e a prevenção de novos atos delituosos.  

Zezinho comunicou ainda que pedirá aos líderes partidários que indiquem os seus representantes. “Essa indicação vai obedecer o princípio da proporcionalidade das bancadas, conforme preceitua o Regimento Interno da Assembleia”, salientou o parlamentar.

O deputado Audic Mota (PMDB) elogiou a iniciativa da presidência, que, segundo ele, estaria cumprindo o compromisso firmado com os demais parlamentares. O peemedebista solicitou ainda que outra CPI seja também instalada, para que a pauta de quatro comissões parlamentares “seja limpa”, até o final do ano.

De acordo com Zezinho Albuquerque, o andamento dos trabalhos dependerá dos deputados membros das comissões. “Espero que todos cumpram com afinco o trabalho exigido por uma CPI”, frisou.   
O presidente da Casa também informou que esteve ontem no município de Quixeramobim, ao lado do governador Camilo Santana (PT), participando de mais um para a contratação de empresas que irão construir adutoras de montagem rápida no interior cearense. Conforme explicou, a iniciativa garantiu uma economia de R$ 3.042.981,89 aos cofres públicos do Estado.   

Zezinho Albuquerque disse ainda que, na última segunda-feira  (06/07) foi homenageado com o prêmio “Orgulho de Ser Sobralense”, conferido pelo Centro Cultural Dom José e Amigos do Beco. A solenidade ocorreu no Beco do Cotovelo, em Sobral. O evento ocorreu durante as comemorações de 242 anos da Cidade.

Da Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará
Foto: Máximo Moura

quinta-feira, 9 de julho de 2015

SÍTIO BONFIM EM ALCÂNTARAS, PERDEU MAIS UM DE SEUS FILHOS 'ANTÔNIO SABINO DE ALCÂNTARA'

Igreja do Bonfim
A localidade de Bonfim em Alcântaras perdeu um de seus conhecido filhos, Sr. o Antônio Sabino de Alcântara.

Família de destaque de empreendedores do sítio Bonfim. Academia, esporte, Restaurante Brisa da Serra, e na política através da Vereadora Dona Neném representante dos Fernandes-Meruoca. Que consigam superar essa grande perda. Aos parentes e amigos,especialmente a sua Esposa Dona Neném, e seus filho(as) Mardônio, Nilde, Andréia, Jocileide, Carlos e Nenzinho, além dos demais familiares não mencionados, as minhas mais sinceras condolências.

GOVERNADOR CAMILO SANTANA SANCIONA LEI DO PISO DOS PROFESSORES NESTA SEXTA-FEIRA (10)

A lei histórica que iguala o salário base dos professores da rede pública do Ceará ao piso nacional da categoria será sancionada pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (10) no Palácio da Abolição. 

A partir das 9 da manhã, representantes dos sindicatos e associações de professores serão recebidos no auditório do Palácio, para consolidar a conquista que resulta de uma luta antiga. Somente em 2015, o Governo do Estado já concedeu auxílio alimentação para todos os docentes da rede estadual, nomeou mais 212 novos professores, prorrogou o concurso público da categoria e concedeu reajuste total de 13,01% aplicado sobre os vencimentos de 48.842 profissionais do magistério. "Assim poderemos garantir mais qualidade de vida a esses profissionais que dedicam todo o seu tempo para construir um futuro melhor para o nosso país", afirmou o governador durante entrega da  mensagem de lei à Assembleia Legislativa, no último dia 28 de maio.

O reajuste será pago retroativamente ao mês de janeiro de 2015, com repercussão na tabela para professores de nível médio e superior ativos, inativos, pensionistas e temporários. O percentual total de 13,01% foi alcançado incluindo o reajuste de 6,45% já concedido pelo Governo do Estado aos professores no início deste ano. Com a correção da lei, o vencimento inicial de um professor que começa a trabalhar na rede pública cearense fica em R$ 2.840,16, que é a soma do piso salarial mais duas gratificações fixas.

SERVIÇO:

Governador Camilo Santana sanciona Lei do Piso dos Professores nesta sexta-feira (10)
Data: sexta-feira, 10 de julho de 2015
Horário: 9h
Local: Auditório do Palácio da Abolição

Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará 

(POLÍTICA NACIONAL) "DILMA VAI CONTINUAR SEU MANDATO ATÉ O FINAL COM TRANQUILIDADE", DIZ TEMER

O presidente da República em exercício, Michel Temer, disse hoje (9) que a presidenta Dilma Rousseff terminará seu mandato em 2018.

Perguntado sobre até quando o PMDB vai segurar a presidenta em meio à crise política, Temer respondeu: “Ninguém precisa segurar porque a presidenta Dilma vai continuar até o final [de seu mandato] com muita tranquilidade. Ela tem uma capacidade extraordinária de trabalho, conhece o Brasil como poucos. O PMDB é um partido aliado e, naturalmente, está colaborando com a presidenta Dilma e com o país.”

Sobre a ação civil de improbidade administrativa aberta contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para apurar se, em 2007, o peemedebista obteve vantagens durante seu primeiro mandato na presidência da Casa, Temer afirmou que o indiciamento é um processo ainda em curso e que não há com o que se “preocupar, neste momento, com o episódio.”

“O indiciamento é algo que está se seguindo. Não é uma questão definitiva. A Constituição prevê a ampla defesa”, disse Temer, após visita no final da manhã às instalações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, em Dourados, Mato Grosso do Sul.

Da Agência Brasil

quarta-feira, 8 de julho de 2015

JULGADO IMPROCEDENTE O PEDIDO DE ILEGALIDADE DA GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS

Servidores estão em greve desde o último dia 22.  Esta é a segunda paralisação de 2015
Saiu na tarde de hoje a Sentença onde o Juiz jugou improcedente do pedido de ilegalidade da greve dos Servidores Municipais de Alcântaras. Pedido este impetrado pela prefeitura através de Ação Judicial.

Nesta quinta-feira 09/07, a partir das 8:00hs da manhã, em sua sede, o  SINDICAN irá reunir os grevistas para prestar os devidos esclarecimentos, bem como, tomar os encaminhamentos necessários.

Apesar de ser uma vitória foi parcial, a Diretoria do Sindicato dos Servidores recebeu a notícia com comemoração: "Vamos a Luta, só a luta muda a vida, a vitória foi parcial, porém, mais um passo foi dado rumo a vitória total." Comemorou o página oficial do Sindican na grande rede social.

O Servidores Municipais de Alcântaras estão em greve desde o último dia 22.  Esta é a segunda paralisação em 2015.

BRASÍLIA: DEPUTADO MOSES RODRIGUES APRESENTA PROJETO DE LEI QUE FORTALECE POLÍTICAS ANTIDROGAS

“O Brasil vem nitidamente perdendo a guerra contra as drogas. Isso representa milhões de vidas perdidas, num cálculo impossível de ser monetarizado, além de prejuízos irreparáveis na construção de uma sociedade produtiva, saudável e livre da violência”. O texto faz parte do Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) que será apreciado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Segurança Pública e Combate ao crime organizado, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça, da Câmara Federal.

O Projeto de Lei altera a Lei no 4.117/62, para estabelecer a veiculação obrigatória de campanhas antidrogas nos meios de comunicação, e a Lei no 7.560/86, para destinar recursos para este fim.

“Em sua essência, o projeto apresentado visa aproveitar o alcance social da televisão e do rádio no Brasil para disseminar campanhas de utilidade pública contra as drogas. Esse é não apenas o papel do Estado, como também uma obrigação das empresas de comunicação, devidamente expressa nos art. 220 e 221 do capítulo da Comunicação da Constituição Federal”, desta Moses Rodrigues, autor do PL.

Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei prevê ainda um dispositivo para viabilizar economicamente o apoio da mídia eletrônica à guerra antidrogas. “Sabemos que a produção televisiva é onerosa. O que queremos é a criação de um fundo que possa para cobrir os custos de produção das inserções a serem produzidas” conclui.

Da Assessoria

(LEGISLATIVO MUNICIPAL) EM SEIS MESES CÂMARA DE ALCÂNTARAS GASTOU R$ 700 COM DIÁRIAS CIVIL

Para melhor visualizar, clique na imagem
Valor é 95% menor do total gasto entre janeiro à setembro de 2014.

No primeiro semestre de 2015 a Câmara Municipal de Alcântaras desembolsou apenas R$ 700,00 (Setecentos reais) com despesas relacionadas ao pagamento de diárias civil.

De todos os nove vereadores apenas dois requisitam o beneficio para cobrir gastos com viagem até a cidade de Fortaleza. No comparativo com o período de janeiro a setembro do ano passado o valor gasto pela Câmara até o momento com esta finalidade seria 20 vezes menor, representando assim uma economia de 95% aos cofres públicos o que em valores reais equivaleria a R$ 13.620,00 (Treze Mil Seiscentos e Vinte Reais). 

Em recesso desde o último dia 03 de julho os vereadores de Alcântaras só devem retornar as suas atividades normais em agosto, quando então pedidos de diárias poderão ser feitos para cobrir deslocamento até as  as "sedes distritais' onde serão realizadas sessões itinerantes. Fazendo uma analogia de todo o montante gastos em 2014, para que a Câmara fizesse uso de todo esse dinheiro no ano vigente teria que ser pago R$116 de Diária/dia até o dezembro próximo para totalizar o valor de R$ 21.580 pagos pelo Legislativo  para fazer face as despesas com concessão de diárias a vereadores e/ou funcionários da Casa.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

terça-feira, 7 de julho de 2015

FETAMCE DENUNCIA IRREGULARIDADES NOS CONSELHOS DO FUNDEB AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Depois de tornar pública as irregularidades encontradas em Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs/Fundeb) de 40% dos municípios do Ceará, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) protocolou pedido de investigação da questão na Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

O objetivo da Federação, em documento apresentado na manhã de hoje (07/07) ao órgão de investigação, é que seja averiguada a denúncia feita a partir de dados fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com o levantamento publico ontem (06/07), das 184 cidades cearenses, 74 possuem problemas no cadastro dos conselhos do Fundeb. Além dos municípios, o Governo do Estado também está nesta situação e, no Brasil, as irregularidades chegam a 30% das cidades.

O que é o Cacs/Fundeb?

O Cacs/Fundeb tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundeb, que custeia não só o total funcionamento das redes de educação, como também o valor aplicado no salário dos professores municipais. O Conselho também monitora a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

Os órgãos são responsáveis por emitir parecer sobre prestação de contas, aprovando ou reprovando a execução de recursos da educação. No caso de irregularidades, a legislação prevê a suspensão dos repasses.

“O fato de serem encontrados problemas de funcionamento em quase metade dos conselhos é alarmante, reforçando indícios de má utilização dos recursos públicos da educação”, argumenta Valter Saraiva, secretário de organização sindical da Fetamce.

Abaixo, lista de municípios irregulares no Ceará:

Na Região Norte são: Alcântaras, Frecheirinha, Massapê, Senador Sá, Graça, Coreaú, Forquilha, Granja entre outras, cliqeu AQUI e veja as demais.

VEREADOR RÉGES BARROS RECLAMA DA DEMORA DO PODER EXECUTIVO EM RESPONDER SEUS REQUERIMENTOS APROVADOS

Câmara Municipal de Alcântaras. Tribuna da última sexta-feira 03.07.2015
Requerimentos aguardam por respostas há cinco meses.

Grande parte do requerimentos enviados pelos vereadores de Alcântaras ao Governo Municipal esperam há mais 150 dias por um reposta sobre os encaminhamentos tomados pelo poder executivo. No município, onde protocolos de apresentação  dos documentos junto a Câmara Municipal datam do último dia 06 de Fevereiro passado, apesar de aprovados pelos Edis, a grande maioria nunca recebeu parecer quanto a sua execução. 

O Vereador Régis Barros (PMDB) que na última sessão ordinária  da Câmara teve mais (02) dois requerimentos aprovados reclamou da demora da Assessoria do Prefeito para a emissão das respostas ao documentos já enviados a Gestão Municipal.

Segundo o Legislador desde fevereiro passado ele aguarda resposta do poder executivo quanto as sete solicitações feitas em prol da população." Apresentei mais de sete requerimentos à Câmara e todos foram aprovados, mas o Prefeito parece analisar os documentos a passos de tartaruga, pois já faz cinco meses e nenhuma das minhas proposições foram atendidas" enfatizou o vereador. 

Entre os requerimentos: Ao Poder Executivo que fosse feito um aterro em frente ao Posto de Saúde do Sitio Bonfim dotado de pavimentação em pedra tosca e grades de ferro no muro;

Que fosse construída uma quadra poliesportiva coberta e dotada de toda infraestrutura no Sitio Santa Bárbara;

Que fosse colocado 03 (três)  tartarugas na CE 241 no Sitio Bonfim; Que fosse feita uma estrada ligando o Comércio do Sr. Lúcio  a Igreja do Bonfim;

Que fosse construído dois (2) vestiários com banheiros na quadra poliesportiva Deputado Rogério Aguiar;

Que fosse construída uma quadra poliesportiva coberta e dotada de toda infraestrutura no Sitio Bonfim;

E por último. Que fosse concluída a pavimentação em pedra tosca e a construção de um boeiro no trecho entre a casa do Sr. Chico Pedro e casa do Sr. O vereador afirmou ainda nunca haver obtido resposta avaliativa do Governo Municipal sobre os documentos que já estariam sendo reencaminhados devido o não atendimento e execução no ano de 2014.

Com Post .Francisco Freire (Portal Jovem)

DILMA SANCIONA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Wilson Dias/Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (6) a Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência, espécie de marco legal para pessoas com algum tipo de limitação intelectual ou física.

O texto, aprovado em junho pelo Congresso Nacional, classifica o que é deficiência, prevê atendimento prioritário em órgãos públicos e dá ênfase às políticas públicas em áreas como educação, saúde, trabalho, infraestrutura urbana, cultura e esporte para as pessoas com deficiência.

O ministro de Direitos Humanos, Pepe Vargas, disse que o estatuto vai consolidar e fortalecer o conjunto de medidas do governo direcionadas às pessoas com deficiência, mas disse que o cumprimento da lei também será responsabilidade de estados e municípios.

“Agora, com o estatuto, temos uma legislação que precisa ser implementada na sua integralidade. Não é só uma responsabilidade da União, é também [responsabilidade] dos estados, municípios e da sociedade zelar pelo cumprimento do estatuto”, avaliou. “O Brasil se insere entre os países que têm legislação avançada e importante na afirmação dos direitos da pessoa com deficiência”, acrescentou.

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Flávio Henrique de Souza, lembrou que o Brasil tem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e disse que a entidade vai cobrar e fiscalizar o cumprimento do estatuto. “O Conade estará atento a todas as questões, porque essa é uma etapa que conquistamos junto com o governo. Essa conquista não é boa somente para as pessoas,  para o Brasil, porque o Brasil mostra que tem discussão, tem acesso, tem parceria e que essa pauta coloca as pessoas com deficiência, de uma vez por todas, dentro do tema dos direitos humanos.”

Entre as inovações da lei, está o auxílio-inclusão, que será pago às pessoas com deficiência moderada ou grave que entrarem no mercado de trabalho; a definição de pena de reclusão de um a três anos para quem discriminar pessoas com deficiência; e ainda a reserva de 10% de vagas nos processos seletivos de curso de ensino superior, técnico e tecnológico para este público.

Para garantir a acessibilidade, a lei também prevê mudanças no Estatuto da Cidade para que a União seja corresponsável, junto aos estados e municípios, pela melhoria de condições de calçadas, passeios e locais públicos para garantir o acesso de pessoas com deficiência.

Da Agencia Brasil

MESA DIRETORA E COLÉGIO DE LÍDERES DA ASSEMBLEIA DEFINEM CRONOGRAMA DE VOTAÇÕES PARA JULHO

 A Assembleia Legislativa do Ceará promoverá sessões deliberativas (com votações de projetos) nos dias 9, 14, 15 e 16 deste mês. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (06/07), em reunião conjunta da Mesa Diretora e Colégio de Líderes da Casa, conduzida pelo presidente do Poder, deputado Zezinho Albuquerque (Pros).

Na mesma reunião, ficou definido que a sessão do dia 17 de julho ficará reservada para o balanço do semestre na Assembleia, a ser feito pelo presidente Zezinho Albuquerque e pelos presidentes de comissões técnicas. A Casa entrará em recesso na sequência, retomando os trabalhos em agosto.

Também participaram da reunião os deputados Tin Gomes (PHS), Danniel Oliveira (PMDB), Sérgio Aguiar (Pros), Manoel Duca (Pros), João Jaime (DEM), Joaquim Noronha (PP), Evandro Leitão (PDT), Leonardo Pinheiro (PSD), Rachel Marques (PT), Júlio César Filho (PTN), Dr. Sarto (Pros), Odilon Aguiar (Pros), Naumi Amorim (PSL), Capitão Wagner (PR), Fernanda Pessoa (PR), Audic Mota (PMDB), Carlos Matos (PSDB) e Roberto Mesquita (PV).
Fotos: Marcos Moura
Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará

segunda-feira, 6 de julho de 2015

CASO PREMIUM II: MOSES RODRIGUES PARTICIPA DE VISITA ÀS INSTALAÇÕES DA REFINARIA CANCELADA PELA PETROBRAS

Na última sexta-feira (03), deputados federais que integram a Comissão Externa destinada a fazer os levantamentos in loco bem como acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento da Construção das refinarias Premium I (MA) e Premium II (CE) estiveram no Ceará.

A visita ao Estado foi acompanhada por nove deputados federais, dentre eles, o sobralense Moses Rodrigues (PPS), e teve entre os objetivos reunir dados para a elaboração do relatório final, além de discutir os impactos financeiros do cancelamento das obras pela Petrobras.

 “No Estado, visitamos o local onde seria instalada a Refinaria. Fizemos um levantamento criterioso para a elaboração de um relatório que será anexado ao processo. Só o Ceará investiu quase R$ 600 milhões para uma obra que sequer saiu do papel. A Comissão Externa quer apurar os fatos, para identificar os responsáveis por esse triste desfecho. Já solicitamos apoio do Ministério Público Federal para que investigue a responsabilidade da Petrobras na possibilidade de prática de atos contra a ordem econômica e financeira e contra a economia popular”, destacou o deputado Moses Rodrigues, titular da comissão.

Além das instalações da Refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante, o grupo se reuniu com o governador do Estado. Os integrantes da Comissão também participaram de uma reunião com lideranças políticas e empresariais do Estado na Federação das Indústrias do Ceará.
Ainda na sexta-feira, os parlamentares participam de uma audiência com as Comissões de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços e a de Viação Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, onde foram debatidos os motivos do cancelamento da Refinaria.

Da Assessoria

MEDIDA PROVISÓRIA AUTORIZA EMPRESAS A REDUZIR SALÁRIO E JORNADA DE TRABALHO

(Wilson Dias/Agência Brasil)
Com o objetivo de evitar demissões dos trabalhadores por empresas em dificuldades financeiras, o governo federal criou, por meio de medida provisória (MP), o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que vai permitir a redução temporária da jornada de trabalho e de salário em até 30%.

A MP foi assinada na tarde de hoje (6) pela presidenta Dilma Rousseff, após encontro com ministros e representantes de centrais sindicais. Embora passe a valer imediatamente com força de lei, a proposta será analisada e precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

A medida prevê que a União complemente metade da perda salarial por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O Programa valerá até o dia 31 de dezembro de 2016, e o período de adesão das empresas vai até o fim deste ano. Para definir quais setores e empresas estarão aptos a participar do PPE, o governo também criou um grupo interministerial que vai divulgar informações sobre os critérios, com base em indicadores econômicos e financeiros.

De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, as empresas não poderão demitir nenhum funcionário durante o prazo de vigência do programa, proibição que será mantida por pelo menos mais dois meses após o fim da vigência.

As empresas poderão aderir ao programa por seis meses, prorrogáveis por mais seis. O anúncio foi feito no início da noite por Rossetto e outros dois ministros, ao lado de representantes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto.

"É mais importante usar recursos públicos para manter o emprego do que para custear o desemprego. É um programa ganha-ganha, orientado claramente para manutenção do emprego em um período de crise", afirmou Rossetto, acrescentando que o programa é aberto para qualquer setor da economia que tenha redução de emprego e renda.

Da Agência Brasil

EM GREVE, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE ALCÂNTARAS REINVINDICAM NA CÂMARA O APOIO DOS PARLAMENTARES DO MUNICÍPIO

Em uma Sessão histórica, foi muito eufórica, mas dentro 'dos limites' a última reunião da Câmara Municipal de Alcântaras, que foi presidida pela Mesa Diretora; Presidenta Cleuvilândia Menezes e pelos demais membros, onde grevistas lotaram as dependências do poder legislativo para pedir o apoio dos vereadores. Confira:

Continua a greve  dos funcionários público de Alcântaras. Depois de terem ido a Assembléia Legislativa do Ceará, agora foi a vez da Câmara Municipal do Município. Nessa sexta-feira (3), os grevistas lotaram o plenário Raimundo Nonato de Albuquerque. Os mesmos tiveram apoio dos vereadores no qual usando a tribuna da casa se manifestaram, dentre eles podemos destacar os vereadores: Antonio Marcos (PSD), " greve, o prefeito diz que não tem dinheiro, e tem dinheiro para fazer festa, não tem dinheiro para pegar e dar o que os funcionários estão reivindicando, pois só estão reivindicando os seus direitos, não estão buscando a não ser os seus direitos." - Falou Antonio Marcos.

A presidenta Cleuvilândia Menezes (PT), " num momento desses de vocês, no momento que vocês estão passando,é um momento de nós nos unirmos em prol da luta de vocês, podem ter certeza que Eu, sem sombra de dúvidas me solidarizo com vocês e sou do lado de vocês.- Falou Cleuvilândia Menezes. (Com Informações Blog Luís Carlos Silva)

Ainda foram a tribuna os Vereadores Reges do Bomfim, José Maurício e Aírtom da Carmolândia. Já o vereador Gilberto Carvalho não compareceu a reunião da última sexta-feira.
Grevistas
Antonio Marcos
Cleuvilândia Menezes
Obs. Direitos Reivindicados: licença prêmio, reajuste salarial, redução da carga horária conforme a lei do piso salarial, aumento da gratificação por carga horária, regulamentação da data base, retomada do calendário de pagamento para o dia 30 de cada mês,plano de cargos e carreira para todos os servidores.
No Auditório/plenário, nas dependências da Câmara e do lado de fora, era grande a movimentação

domingo, 5 de julho de 2015

PREFEITURA DE ALCÂNTARAS CONFIRMA REALIZAÇÃO DO 19º FESTIVAL DE QUADRILHA DO MUNICÍPIO

O prefeito de Alcântaras, Eliésio Fonteles, confirmou nessa semana a realização da 19ª edição do Festival de Quadrilhas de Alcântaras, que este ano contará com a participação de grupos juninos de cinco regiões do Estado.

Segundo informações da Comissão Organizadora do Festival, já estão inscritos grupos quadrilheiros das cidades de Alcântaras, Meruoca, Sobral, Uruoca, Guaraciaba do Norte, Coreaú e Cariré. Há ainda o interesse de grupos de Santana do Acaraú, Crateús, Itapipoca, Tejuçuoça, Horizonte, Itapajé, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante.

As inscrições seguem abertas até o próximo dia 10 de julho e podem ser realizadas através do blog oficial da Prefeitura de Alcântaras (AQUI). Assim como 2014, a premiação para esta edição deve girar na casa de R$ 9 mil, além de troféus para sete quesitos a serem avaliados pela Comissão Julgadora.

O 19º Festival de Quadrilhas de Alcântaras está programado para acontecer nos dias 23, 24 e 25 de julho, na Escola Inocência Alcântara Freire. As atrações que animarão esta edição ainda não foram divulgadas, mas segundo o prefeito “serão bem pé no chão. Não dá pra gastar com bandas de alto cachê”, frizou.

Do Blog Sobral em Revista (05/07/2015)

ÚLTIMAS HORAS PREDOMINAM CHUVAS EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ. EM ALCÂNTARAS, O CLIMA É DE BASTANTE FRIO

Últimas horas foi de chuva e muito frio na cidade de Alcântaras
O final de Junho e início do mês de julho vem surpreendendo com inesperados bons volumes de chuvas. Confira o último boletim pluviométrico da Funceme relativo ao Período de 7:00 de 4/7/2015 às 7:00 de 5/7/2015.

Confira os números para as Regiões Litoral Norte e Ibiapaba:

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Camilos Meruoca 19.0
Martinópole Martinópole 16.0
Senador Sá Senador Sá 16.0
Pessoa Anta Granja 13.0
Aranau Acaraú 12.2
Sambaíba  Granja 12.0
Marco Marco 12.0
Alcântaras Alcântaras 11.0
Morrinhos Morrinhos 11.0
Barra das Moitas Amontada 7.0
Acaraú Acaraú 6.2
Lagoa Do Carneiro Acaraú 4.3
Camocim Camocim 4.0

IBIAPABA

Flores Ipu 53.0
Croata Croatá 45.0
Matriz Ipueiras 32.0
Picada Guaraciaba do Norte 27.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 22.0
Ipueiras Ipueiras 21.0
Poranga Poranga 19.0
São Benedito São Benedito 18.2
Ibiapina Ibiapina 18.0
Frecheirinha Frecheirinha 13.0
Ubauna Coreaú 11.4
Santa Tereza Croatá 10.1
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 8.8
Mucambo Mucambo 6.0
Graça Graça 3.0
Manhoso Viçosa do Ceará 3.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Beberibe (Posto: Lagoa Funda) : 140.0 mm
Solonópole (Posto: Solonópole) : 95.0 mm
Palmácia (Posto: Chácara Pedro Henrique) : 92.0 mm
Aracati (Posto: Aeroporto De Aracati) : 89.0 mm
Guaramiranga (Posto: Guaramiranga) : 86.4 mm
Ocara (Posto: Ocara) : 83.0 mm
Pacajus (Posto: Itaipaba) : 83.0 mm
Eusébio (Posto: Eusébio) : 81.0 mm
Cascavel (Posto: Cristais) : 72.1 mm
Chorozinho (Posto: Chorozinho) : 72.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 130
Total de municípios com chuva em todo o estado: 96
Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 5/7/2015

ACIDENTE NA RODOVIA IRAUDO CRISTINO, NO TRECHO "ESPÍRITO SANTO DOS MACHADOS" EM ALCÂNTARAS

Imagens: Divulgação Facebook (Radialista Miguel Gonçalo)
Um grave acidente de moto com um carro agora a tarde na Rodovia CE. Iraudo Cristino na localidade do Sítio Machados entrada da cidade de Alcântaras.

No momento das imagens a Ambulância estava recolhendo a vítima. O carro não estava mais no local. Segundo populares presentes, a vítima José mototaxista, filho do Chiquinho, também mototaxista, estava com bastantes fraturas nas pernas e braços. 

Segundo pouca informações obtidas, um veículo estava andando regular na sua mão quando foi surpreendido pela moto.

Com informações MG Comunicação

OCORRÊNCIA POLICIAL EM ALCÂNTARAS

Imagem: apenas ilustração
Menor é apreendido com arma de fogo e bicicleta furtada na zona rural de Alcântaras. As informações são do Comandante do Destacamento da Polícia Militar local Sgt. Francisco Lindon Johnson. Confira:

"Que ontem por volta das 11h00, no Sítio São Luís/Alcântaras, foi apreendido o menor de iniciais F.F.D.C, 17 anos de idade, que esse adolescente furtou uma bicicleta, e tinha de posse uma arma de fogo (espingarda),. Que foi feito um B.O.C em desfavor do mesmo; que a bicicleta foi recuperada, e a arma de fogo apreendida na Delegacia de Polícia Civil de Sobral, ressalto que chegamos na delegacia às 13h45 e saímos às 18h00, quase cinco horas para se fazer um procedimento contra um adolescente."

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores